Polícia

Mais que triplica número de casos de homicídio em Marília, aponta SSP

Os números de roubos e furtos em Marília tiveram recuo no primeiro trimestre deste ano, se comparados com o mesmo período de 2023. É o que aponta o Painel Estatístico da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (26). O problema, porém, foram os indicadores de crimes contra a vida. No caso dos homicídios, o número mais que triplicou.

Em 2023, a cidade registrou dois homicídios de janeiro a março. Neste ano, porém, já foram sete casos, incluindo crimes bárbaros, como o feminicídio na zona oeste da cidade, ocorrido no último dia do trimestre.

Entre os crimes mais graves ou mais recorrentes, o atentado à vida foi o único com acréscimo. Em contrapartida, a cidade apresentou melhora no trimestre em relação à maioria dos dados criminais.

Os roubos – quando a vítima está diante do criminoso, sob algum tipo de ameaça – tiveram queda de 30%, caíram de 49 para 36 no trimestre.

Em relação aos furtos – em geral, praticados sem a presença da vítima ou necessariamente nenhuma ameaça – o recuou foi de 24%, de 774 em 2023 (de janeiro a março) para 588, nestes primeiros meses do ano.

O cenário para Marília também é positivo em relação aos furtos específicos de veículos, que são tabulados separadamente pela SSP. O número de motos, carros e demais veículos levados por ladrões caiu de 37 para 21. A cidade não teve roubos de carga no primeiro trimestre, nos últimos dois anos.

ESTUPRO

A violência sexual persiste e ainda agride a coletividade, apesar da redução dos registros. Entre janeiro e março de 2023, foram 19 casos notificados à polícia; neste ano, dez.

Em relação às vítimas com mais de 18 anos ou não-vulneráveis (sem deficiência ou outra característica de aumento da fragilidade física ou mental), o número é estável: seis casos em cada ano, no período analisado.

Vale lembrar que a melhora aparente nos números, em relação a agressões sexuais, não significa inexistência do problema, já que muitos casos ainda deixam de ser denunciados.

PRODUTIVIDADE POLICIAL

Em relação aos indicadores que compõe a chamada produtividade policial, Marília teve no trimestre aumento de armas de fogo apreendidas (de 16 para 25) e elevação no número de inquéritos instaurados; de 653 para 636, média superior a 200 novos casos por mês.

Foram 150 flagrantes no período, neste ano, ante a 180 em 2023. Policiais civis e militares formalizaram 57 flagrantes por tráfico de janeiro a março de 2024; em igual trimestre do ano passado, foram 61 casos.

O número de prisões teve queda de 15%; de 542 para 458. Confira abaixo alguns outros números em Marília, conforme os dados divulgados pela SSP:

Dados da Secretaria de Segurança Pública de SP; janeiro a março, 2023 e 2024 (Imagem: Divulgação/SSP)
Carlos Rodrigues

Recent Posts

Ministro propõe força-tarefa para identificar deep fake nas eleições

O ministro do STF, Gilmar Mendes (Foto: Arquivo/MN) O ministro Gilmar Mendes, que atua como…

9 segundos ago

Balança comercial de Marília reverte resultado positivo e encerra 2025 com déficit

Exportações de Marília tiveram redução em 2025 (Foto: Arquivo/Marília Notícia) O comércio exterior de Marília…

53 segundos ago

Capotamento de ônibus que levava romeiros deixa 15 mortos em Alagoas

Acidente com ônibus que transportava romeiros deixou ao menos 15 mortos em Alagoas (Foto: Ascom/CBMAL)…

14 minutos ago

Cultura anula edital da Aldir Blanc após parecer jurídico contrário

Anulação de chamamento público adia processo de seleção de projetos teatrais e de outras linguagens…

1 hora ago

Ministério da Educação renova reconhecimento de cursos da Unimar e Univem

Curso de Medicina Veterinária da Unimar foi um dos tiveram reconhecimento renovado pelo MEC (Foto:…

2 horas ago

Homem acusa a companheira de trocar fotos íntimas, arremessa copo e acaba preso

Um homem de 24 anos foi preso em flagrante na noite desta segunda-feira (2), acusado…

3 horas ago

This website uses cookies.