Marília

Mais de 66.500 eleitores de Marília ainda não fizeram a biometria

Prazo final termina no dia 19 de dezembro e não há possibilidade de prorrogação. (Foto: Divulgação)

O Cartório Eleitoral de Marília divulgou nesta segunda-feira, dia 26, que 66.530 eleitores (38%) do município ainda não fizeram a biometria, que será obrigatória para as eleições do próximo ano.

O município de Marília possui atualmente 173.924 eleitores, sendo 83.177 da Zona 70 e 90.746 da Zona 400. Deste total, 107.394 já regularizaram a situação, o que corresponde a 62% do eleitorado mariliense. A cidade possui 73 locais de votação e 594 seções eleitorais.

O prazo final para o cadastramento biométrico termina no dia 19 de dezembro, sendo que não há possibilidade de prorrogação, de acordo com a chefe do Cartório Eleitoral, Zona 70, Karina Marcussi Gomes.

“Já tivemos esta confirmação por parte do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). O prazo não será prorrogado, terminando exatamente no dia 19 de dezembro, uma quinta-feira, já que a partir do dia 20 entrará em recesso. Por isso, a gente solicita que o eleitor de Marília faça a biometria o mais rápido possível”, disse Karina Gomes.

Segundo a chefe do Cartório Eleitoral, não há necessidade de se fazer o agendamento para a biometria. “Basta o eleitor comparecer no Cartório, que fica na avenida Brasil, 440, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, trazendo um documento com foto e um comprovante de residência recente. Temos uma capacidade de fazer até 850 títulos por dia e nos últimos dias estamos fazendo em média apenas 380 títulos diariamente.”

Há uma grande preocupação com os eleitores com mais de 70 anos, cujo voto não é obrigatório, mas a biometria sim. “O eleitor de 70 anos ou mais tem que fazer a biometria dentro do prazo, ou seja, até 19 de dezembro. Mesmo não tendo a obrigatoriedade do voto, eles podem querer votar por alguma razão e, se não tiverem feito a biometria, não poderão votar mesmo. Principalmente numa eleição municipal isto pode acontecer, já que muitas destas pessoas acabam tendo um parente que é candidato e só poderão votar se a biometria tiver sido efetuada”, afirmou Karina.

Dos 66.530 que ainda não fizeram a biometria, aproximadamente 13 mil eleitores têm mais de 70 anos e correm o risco de terem o título cancelado.

Marília tem atualmente 19.169 títulos cancelados, cujos eleitores precisam procurar o Cartório Eleitoral para regularizarem a situação.

Amanda Brandão

Recent Posts

Justiça condena Marçal a pagar indenização a Boulos por desinformação

Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…

13 horas ago

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes no Estado de São Paulo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…

13 horas ago

Governo libera mais R$ 4,6 bi para pagar saque-aniversário do FGTS

O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…

13 horas ago

Mulher é encontrada morta em residência; caso chama atenção para morte desassistida

Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…

14 horas ago

Ano letivo começa em escola com nove furtos nas férias e em unidade cívico-militar

Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…

14 horas ago

Prefeitura confirma exoneração de secretário Cesar Fiala nesta terça-feira

Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…

14 horas ago

This website uses cookies.