Marília

‘Máfia dos fiscais’ tem audiência agendada para o dia 4 de setembro

Está marcada para o dia 4 de setembro a audiência de instrução e julgamento sobre o caso que ficou conhecido como a ‘máfia dos fiscais’, na Vara da Fazenda Pública de Marília.

Cinco pessoas respondem processo em ação de improbidade administrativa, por crimes ocorridos entre 2015 e 2019, no Setor de Fiscalização na Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Marília.

De acordo com o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), os suspeitos teriam praticado atos dolosos, consistentes em patrocinar diretamente interesses privados no âmbito da administração pública, ao atuarem supostamente como verdadeiros profissionais liberais – cumulativamente com suas funções públicas respectivas.

Os acusados teriam recebido vantagens patrimoniais indevidas em razão do exercício de seus cargos, mediante indevida captação de clientes junto à população em geral, na elaboração de projetos de suas autorias para construções residenciais e comerciais, regularizações de aumento predial, retificação de áreas, plantas, projetos de reformas, de telheiros, desdobros e desmembramentos.

Segundo o MP-SP, as aprovações ocorriam em períodos mais breves que os projetos arquitetônicos de profissionais do ramo da construção civil que não integravam a estrutura da administrativa municipal.

A audiência será realizada a partir das 14h, de modo virtual por videoconferência, sendo que “as testemunhas deverão estar em locais distintos, de modo que se assegure a incomunicabilidade, admitindo-se somente uma testemunha por vez no ambiente virtual, podendo, ainda, ser convidada a apresentar o recinto onde se encontra, caso seja necessário.”

INVESTIGAÇÃO

A investigação teve início com a instauração de um inquérito civil, em 2019, a partir de denúncias feitas pelo núcleo do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), com sede no município.

De acordo com a 9ª Promotoria de Justiça Cível de Marília, quatro fiscais de obras – dentre eles, um também desempenhava a função de chefe de Divisão de Laudos – e um desenhista público receberam vantagens financeiras indevidas em razão de seus cargos públicos entre os anos de 2015 e 2019.

O MP acredita que os servidores públicos denunciados utilizaram-se dos cargos na administração municipal para receber vantagens de forma privada.

“Apurou-se que os requeridos, servidores públicos municipais, lotados no setor de fiscalização e aprovação de projetos da Secretaria de Obras e Planejamento Urbano, realizaram serviços diversos de edificação e regularização de obras, em franca concorrência com engenheiros particulares, criando-se um monopólio público de tais serviços”, diz a ação.

A Prefeitura de Marília encaminhou cópia de todos os projetos arquitetônicos de responsabilidade dos requeridos. Já a Corregedoria Geral declarou que a legislação municipal proíbe os servidores em questão de exercerem funções privadas no mesmo ramo de seus cargos públicos.

Além disso, os códigos de ética e de administração do município proíbem os servidores de obterem vantagens de qualquer natureza em razão de seus cargos.

Os quatro fiscais e o desenhista foram ouvidos de forma remota e confirmaram a prestação dos serviços particulares, mas alegaram que as condutas teriam sido feitas dentro da legalidade.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Alcyr Netto

Recent Posts

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

4 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

4 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

4 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

4 horas ago

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

4 horas ago

Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília

Sino furtado foi recuperado após intervenção da comunidade (Foto: Divulgação) Dois homens foram presos em…

4 horas ago

This website uses cookies.