As queimadas registradas quase todos os dias em um terreno nas imediações do Parque do Povo tem provocado grandes transtornos para estudantes da Escola Estadual Emico Matsumoto Geógrafa e moradores do bairro Nova Marília, na zona Sul da cidade. A fumaça tem intensificado problemas de saúde, principalmente para quem tem asma e encontra dificuldades para respirar.
De acordo com Babi Dias, mãe de uma estudante de 13 anos da escola, o problema tem afetado os estudantes. A filha tem asma e passa mal sempre que a fumaça da queimada atinge a unidade de ensino.
“A Prefeitura de Marília joga o material lá, perto do Parque do Povo, depois alguém vai e joga fogo. Antes, o Corpo de Bombeiros vinha para apagar, mas não está mais vindo. São 240 estudantes em período integral na escola, que sofrem com a quantidade de fumaça. Essa semana eu precisei buscar minha filha, que teve uma crise de asma e ela ficou três dias em casa”, conta a moradora da zona Sul de Marília.
Babi explicou que a direção da escola já fez diversas reclamações, mas mesmo assim o problema persiste, atrapalhando todos do bairro. Ela disse ainda que o local problemático fica cerca de 100 metros distante da escola.
“Não é apenas minha filha, mas várias outras crianças na mesma situação. A diretora não tem mais o que fazer, pois sempre reclama e nunca resolvem isso. Como a queimada é na parte baixa e a escola fica mais para cima, toda a fumaça vai direto para lá. Isso acontece praticamente todos os dias, com a fumaça encobrindo metade do bairro Nova Marília”, conta Babi Dias.
A fumaça de queimadas, assim como a poluição típica dos centros urbanos, atua como fator de risco para a exacerbação dos sintomas de asma. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a poluição ambiental e a fumaça de cigarro podem piorar um quadro da doença.
O Marília Notícia entrou em contato com a Prefeitura de Marília para questionar sobre o descarte de material nas proximidades do Parque do Povo. A demanda ainda cobrava informações sobre o fogo ateado no local e um posicionamento sobre o assunto, mas até o fechamento desta reportagem nenhuma resposta havia sido fornecida pela Administração Municipal.
Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…
José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…
Complexo de Trânsito em Marília; novas regras facilitam teste para CNH (Foto: Arquivo/Marília Notícia) O…
Dois dos quatro adolescentes que espancaram o cachorro comunitário Orelha voltaram ao país na noite desta…
A Polícia Civil de Marília investiga suspeita de estelionato e fraude envolvendo a venda de…
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…
This website uses cookies.