????????????????????????????????????
Um macaco encontrado morto nas proximidades da praça da Emdurb, na zona Leste da cidade, mobilizou a equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Marília na manhã desta quinta-feira (25). O animal teria sido atropelado.
No entanto, a causa da morte não interfere no protocolo de segurança. Sempre que um macaco é encontrado morto, sangue é coletado e enviado para análise. Também é realizada nebulização nas redondezas.
Segundo as autoridades, o animal foi atropelado por um motociclista que chegou a leva-lo até a Polícia Ambiental, mas não resistiu e morreu.
Funcionários da Emdurb foram liberados para que a aplicação de veneno nas proximidades fosse feita. Moradores daquela área também foram solicitados para deixarem temporariamente seus imóveis.
Nos últimos dias a localização de alguns macacos mortos em Marília chamaram a atenção, já que o Estado de São Paulo está em alerta para a febre amarela – que não foi confirmada na cidade. O resultado dos exames de sangue são aguardados.
Os casos fizeram aumentar a procura por vacinação em Marília, como o Marília Notícia divulgou recentemente. No entanto, não existe motivo para pânico, de acordo com a administração municipal.
Na cidade, de acordo com o Ministério da Saúde, não foram confirmados casos de febre amarela em pessoas pelo menos entre 2001 e 2015, quando os dados estão disponíveis.
É considerado razoavelmente comum o aparecimento de macacos mortos e o procedimento padrão envolve recolhimento de sangue para análise. Também nunca houve caso positivo para a doença nos animais.
A doença não é transmitida por macacos, que são vítimas assim como humanos. Os animais servem inclusive como indicativo da circulação da febre amarela e são um ‘instrumento’ importante de alerta quando existe a confirmação – o que, frisando, não é o caso de Marília.
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.