Marília

Luto: Médico Donaldo Cerci da Cunha falece em Marília

Doutor Donaldo Cerci da Cunha faleceu nesta segunda-feira (Foto: Arquivo Pessoal)

Faleceu na noite desta segunda-feira (4) aos 76 anos em Marília, vítima de infarto, o médico ginecologista e obstetra Doutor Donaldo Cerci da Cunha.

Segundo informações apuradas pelo Marília Notícia, Donaldo atendia em seu consultório, na Avenida Rio Branco, quando sentiu fortes dores no peito. Ele chegou a ser socorrido pelo Samu até a Santa Casa, mas não resistiu e faleceu.

O renomado médico nasceu em 12 de outubro de 1941, em São Luis do Guaricanga (SP). Em 1945, sua família mudou-se para Jaguapitã, norte do Paraná. Os pais, Antonio da Cunha Filho e Leonor Cerci da Cunha, lavradores, viram ali oportunidade de progresso econômico, acompanhamento o desbravamento da região.

Já em 1956, para educar os filhos, passaram a residir em Marília (SP), um centro maior. Donaldo, aos 16 anos, começou a trabalhar em oficina eletrotécnica e posto de combustível, atividades que conciliava com os estudos à noite.

Decidido a prestar o vestibular para medicina foi preparar-se em Curitiba, aonde chegou a ser vendedor de confecções. Fez o curso na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná (FMUFPR), em Curitiba, de 1963 a 1968, e durante sua vida universitária foi diretor social do Diretório Acadêmico Nilo Cairo (1965-1966).

Donaldo Cerci da Cunha fez residência médica em ginecologia e obstetrícia nos anos de 1969 e 1970, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Ali também fez doutorado (1971-1973), defendendo a tese Tratamento Complementar das Aderências Intrauterinas pela Alça de Lippes, orientada pelo professor Hans Wolfgang Halbe.

Obteve o título de especialista em ginecologia e em obstetrícia pelo Conselho Federal de Medicina, em 1984. Especializou-se em gestão estratégica de Hospitais pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV – RJ, 2004-2005), ocasião em que apresentou a monografia Maternidade de Alto Risco: De uma Visão Atual e uma Proposta de Reestruturação (MBA2 executivo).

Donaldo Cerci da Cunha atuou na Associação Feminina de Marília – Maternidade Gota de Leite, Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Marília, Faculdade de Medicina de Marília (Famema), Hospital das Clínicas, Hospital Materno-Infantil, e dezenas de outras entidades, onde sempre teve papel de destaque.

Publicou 57 artigos em periódicos; 28 capítulos em livros e 32 trabalhos em anais de eventos. Fez uma apresentação de trabalho em conferência; ministrou 71 cursos de curta duração e 21 outras produções técnicas, além da participação em 28 congressos, dois seminários, 18 simpósios, quatro oficinas, 10 encontros e 105 outras participações.

Organizou 26 eventos e integrou quatro bancas de trabalho de conclusão de mestrado; três de conclusão de doutorado e sete bancas de comissões julgadoras de concursos públicos.

Donaldo Cerci da Cunha ainda recebeu as seguintes premiações e titulações: melhor pôster – “Inquérito Sobre a Contracepção Numa Cidade do Interior” – durante o Conclave Científico de Acadêmicos de Medicina da Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná (Curitiba, 1993); 2o Troféu Marília de Dirceu – destaque pela Rede Feminina de Combate ao Câncer (1995); destaque profissional na área médica – Ginecologia e Obstetrícia pelo Rotary Club de Marília Alto Cafezal (1996); e o título de Cidadão Mariliense pela Câmara Municipal de Marília (2007).

O velório acontece amanhã (5) na Associação Paulista de Medicina (APM), na Avenida Pedro de Toledo. O sepultamento será no Cemitério da Saudade, também amanhã em horário a definir.

O médico deixa a esposa Cleide Quiles O. Cunha e duas filhas: Mariana e Carolina.

Marília Notícia

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

50 minutos ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

50 minutos ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

1 hora ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

1 hora ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

2 horas ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

2 horas ago

This website uses cookies.