Marília

Luto: Médico Donaldo Cerci da Cunha falece em Marília

Doutor Donaldo Cerci da Cunha faleceu nesta segunda-feira (Foto: Arquivo Pessoal)

Faleceu na noite desta segunda-feira (4) aos 76 anos em Marília, vítima de infarto, o médico ginecologista e obstetra Doutor Donaldo Cerci da Cunha.

Segundo informações apuradas pelo Marília Notícia, Donaldo atendia em seu consultório, na Avenida Rio Branco, quando sentiu fortes dores no peito. Ele chegou a ser socorrido pelo Samu até a Santa Casa, mas não resistiu e faleceu.

O renomado médico nasceu em 12 de outubro de 1941, em São Luis do Guaricanga (SP). Em 1945, sua família mudou-se para Jaguapitã, norte do Paraná. Os pais, Antonio da Cunha Filho e Leonor Cerci da Cunha, lavradores, viram ali oportunidade de progresso econômico, acompanhamento o desbravamento da região.

Já em 1956, para educar os filhos, passaram a residir em Marília (SP), um centro maior. Donaldo, aos 16 anos, começou a trabalhar em oficina eletrotécnica e posto de combustível, atividades que conciliava com os estudos à noite.

Decidido a prestar o vestibular para medicina foi preparar-se em Curitiba, aonde chegou a ser vendedor de confecções. Fez o curso na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná (FMUFPR), em Curitiba, de 1963 a 1968, e durante sua vida universitária foi diretor social do Diretório Acadêmico Nilo Cairo (1965-1966).

Donaldo Cerci da Cunha fez residência médica em ginecologia e obstetrícia nos anos de 1969 e 1970, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Ali também fez doutorado (1971-1973), defendendo a tese Tratamento Complementar das Aderências Intrauterinas pela Alça de Lippes, orientada pelo professor Hans Wolfgang Halbe.

Obteve o título de especialista em ginecologia e em obstetrícia pelo Conselho Federal de Medicina, em 1984. Especializou-se em gestão estratégica de Hospitais pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV – RJ, 2004-2005), ocasião em que apresentou a monografia Maternidade de Alto Risco: De uma Visão Atual e uma Proposta de Reestruturação (MBA2 executivo).

Donaldo Cerci da Cunha atuou na Associação Feminina de Marília – Maternidade Gota de Leite, Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Marília, Faculdade de Medicina de Marília (Famema), Hospital das Clínicas, Hospital Materno-Infantil, e dezenas de outras entidades, onde sempre teve papel de destaque.

Publicou 57 artigos em periódicos; 28 capítulos em livros e 32 trabalhos em anais de eventos. Fez uma apresentação de trabalho em conferência; ministrou 71 cursos de curta duração e 21 outras produções técnicas, além da participação em 28 congressos, dois seminários, 18 simpósios, quatro oficinas, 10 encontros e 105 outras participações.

Organizou 26 eventos e integrou quatro bancas de trabalho de conclusão de mestrado; três de conclusão de doutorado e sete bancas de comissões julgadoras de concursos públicos.

Donaldo Cerci da Cunha ainda recebeu as seguintes premiações e titulações: melhor pôster – “Inquérito Sobre a Contracepção Numa Cidade do Interior” – durante o Conclave Científico de Acadêmicos de Medicina da Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná (Curitiba, 1993); 2o Troféu Marília de Dirceu – destaque pela Rede Feminina de Combate ao Câncer (1995); destaque profissional na área médica – Ginecologia e Obstetrícia pelo Rotary Club de Marília Alto Cafezal (1996); e o título de Cidadão Mariliense pela Câmara Municipal de Marília (2007).

O velório acontece amanhã (5) na Associação Paulista de Medicina (APM), na Avenida Pedro de Toledo. O sepultamento será no Cemitério da Saudade, também amanhã em horário a definir.

O médico deixa a esposa Cleide Quiles O. Cunha e duas filhas: Mariana e Carolina.

Marília Notícia

Recent Posts

Hadassa Viagens abre sede em Marília para apresentar estrutura e modelo de operação

Hadassa Viagens é uma das engrenagens que impulsionam o turismo no Brasil (Foto: Gracy Santos/Marília…

9 horas ago

Acusado de matar credor revela sequência que terminou em morte

Rafael foi morto em Marília e teve seu corpo incendiado em Pompeia (Foto: Redes sociais)…

16 horas ago

PF faz operação contra a Rioprevidência por aplicações no Banco Master

A Polícia Federal (PF) faz, na manhã desta sexta-feira (23), a Operação Barco de Papel,…

16 horas ago

Agências do INSS abrem para atendimento extra neste sábado e domingo

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país abrirão para…

16 horas ago

Receita nega aumento de imposto para professores com novo piso

A Receita Federal rebateu, na noite desta quinta-feira (22), informações falsas que circulam nas redes…

16 horas ago

Trecho da rua 15 de Novembro no Centro é interditado para obras

A Prefeitura de Marília informa que a rua 15 de Novembro está interditada ao tráfego…

17 horas ago

This website uses cookies.