Marília

Livro de fonoaudiólogas marilienses é reconhecido em congresso nacional

Profissionais tiveram destaque no 31° Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (Foto: Divulgação)

As fonoaudiólogas Roberta Vieira e Juliana Bonatto, que atuam na Secretaria Municipal de Saúde de Marília, conquistaram uma menção honrosa pelo livro terapêutico infanto-juvenil ‘E o Risco Virou Palavra’ no 31° Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, que ocorreu de 3 a 6 de outubro no Rio de Janeiro. A obra é fruto de suas experiências na área da saúde mental, especificamente no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps) ‘Catavento’.

Contrariando a concepção comum de que a fonoaudiologia se limita à reabilitação da fala, as autoras destacam que essa área do conhecimento também é responsável por possibilitar o uso da linguagem para a redução dos sofrimentos psíquicos. No Caps, elas se depararam com casos de autolesões não-suicidas em adolescentes, percebendo a importância de dar voz às dores psíquicas para reduzir tais comportamentos.

O livro, além de servir como ferramenta terapêutica, tem potencial para ser empregado em atividades de prevenção e promoção da saúde, especialmente em ambientes escolares. A apresentação do livro no congresso, juntamente com o relato de sua utilização terapêutica, lhes rendeu a menção honrosa.

Roberta Vieira ressaltou a relevância do prêmio, considerando o contexto atual de alta incidência de suicídios e autolesões. “Em um momento social de altos índices de suicídios e de ocorrências de autolesões não-suicidas, o prêmio é importante por ampliar o espaço da fonoaudiologia no cuidado em saúde mental”, afirma.

Juliana Bonato explicou que o livro aborda a questão “O que acontece quando algo que sentimos não é nomeado?” e como a palavra “risco” no título alude às “automutilações”, que afetam os adolescentes e a sociedade em geral. A obra estimula o uso das palavras para nomear e compreender os sentimentos.

Edinalva Neves Nascimento, responsável pelo setor de Fonoaudiologia na Secretaria Municipal de Saúde, destacou que o reconhecimento nacional do trabalho das fonoaudiólogas na área de Saúde Mental é fruto de estudo e dedicação.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli, parabenizou as profissionais e enfatizou a constante premiação da rede básica de saúde de Marília, ressaltando o comprometimento dos servidores com a melhoria da saúde na cidade.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Marília Notícia

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

7 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

12 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

16 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

16 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

16 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

16 horas ago

This website uses cookies.