Marília

Licitação para transporte entre Marília e distritos fica deserta

A Prefeitura de Marília publicou nesta quinta-feira (7) a revogação da licitação para contratar empresa de transporte público entre o município e os distritos de Rosália, Avencas e Amadeu Amaral.

O edital já havia sido prorrogado, mas novamente terminou deserto – ou seja, não teve “licitantes interessados no certame”. É o que consta no termo de revogação disponível no Diário Oficial do município.

Tanto a licitação quanto sua revogação repercutiram em veículos de comunicação especializada no setor, como o Diário do Transporte.

Em julho do ano passado o Marília Notícia mostrou que o Executivo prorrogou emergencialmente, por 90 dias, o contrato com a empresa Princesa do Norte, para transporte de passageiros entre a cidade e os distritos de Avencas e Rosália.

A administração municipal deveria ter concluído um novo certame antes do final do contrato, que seria encerrado naquele mês, mas não fez isso dentro do prazo necessário.

Foi preciso fazer a manobra administrativa para que o transporte não fosse interrompido.

Naquela ocasião a reportagem apurou junto a funcionários da Princesa do Norte que a empresa não pretendia participar do novo certame, já que a operação estaria gerando prejuízos.

Segundo dados daquele período, a passagem entre os distritos e Marília custava R$ 5,75 para os passageiros. Os ônibus saem às 5h50 de Rosália e Avencas com retorno às 18h.

Em decorrência da pandemia, estes seriam os únicos horários e teria ocorrido redução no total de passageiros.

Os ônibus com capacidade para 60 pessoas então estavam transportado cerca de oito pessoas no trecho de Avencas e aproximadamente 20 no caminho de Rosália. Antes da pandemia seriam levadas entre 30 e 35 marilienses em cada veículo.

Em junho de 2019 a empresa chegou a ameaçar não renovar o contrato alegando questões de reequilíbrio econômico financeiro e crise.

Entre 2014 e o ano retrasado o valor praticado era R$ 4,25 e a alteração para R$ 5,75 foi a forma de manter a continuidade do serviço. Na ocasião o município tentou repassar as linhas para outras empresas, sem sucesso.

Em 2019 o município justificou que a empresa fez o transporte “com valor promocional de R$ 4,25” durante cinco anos, sem reajuste, quando o preço estabelecido em contrato era de R$ 6,25.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Espaço da Criança terá atrações culturais gratuitas em Padre Nóbrega neste domingo

Programação é organizada pela Secretaria Municipal da Cultura (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília promove…

2 horas ago

Operação Cata-Treco continua em bairros da zona norte de Marília

Ação é coordenada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos (Foto: Divulgação) A…

2 horas ago

Marília mantém Nota A em ranking do Tesouro Nacional sobre gestão fiscal

Resultado aponta para desempenho do município (Foto: Alexandre de Souza/Prefeitura de Marília) Marília manteve a…

2 horas ago

Mutirão oferece implante contraceptivo a mulheres agendadas na zona norte de Marília

A Prefeitura de Marília realiza neste sábado (27), a partir das 8h, um mutirão para…

2 horas ago

Aula da Saudade reúne concluintes de Publicidade da Unimar em despedida

Encontro marcou a despedida entre professores e estudantes (Foto: Divulgação) Os concluintes do curso de…

2 horas ago

Jovem tenta matar ex-namorado com seis facadas em Garça

Mulher foi presa após esfaquear ex-namorado por não aceitar o final do relacionamento (Foto: Alcyr…

12 horas ago

This website uses cookies.