Brasil e Mundo

Lagoa dos Patos sobe 30 cm em 48 horas e volta a bater recorde de 1941

O nível da água na Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, era de 2,80 na manhã desta quinta-feira (16).
Às 7 horas desta quinta, a água estava 30 centímetros mais alta do que às 7 horas da terça-feira (14). A medição, feita na régua do município de São Lourenço do Sul, foi divulgada pelo Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento do Governo do Rio Grande do Sul.

Medição desta manhã é a mesma das cheias históricas de 1941. Segundo o MetSul, a lagoa também registrou 2,8 m nas cheias de oito décadas atrás.

Lagoa está acima da cota de inundação há mais de duas semanas. Desde o início das enchentes no estado, o volume da água, que vem de rios na região central e da metade norte do estado, está acima de 1,3 metro.

MUNICÍPIOS EM ALERTA

Municípios estão em alerta. Em Pelotas, quatro bairros receberam alerta para retirada emergencial de moradores. O município, terra natal do governador Eduardo Leite, tem 673 pessoas em abrigos.

São Lourenço do Sul registrou 2,87 na lagoa às 9 horas. O município de 21 mil habitantes tem 171 desabrigados e dois pontos de acolhimento municipais lotados.

Em Rio Grande, 30 bairros foram classificados como “em área de risco” pela prefeitura. No município, com 615 desabrigados, as águas da lagoa estavam 76 centímetros acima do nível do cais às 10h.

Folhapress

Recent Posts

Operação recupera asfalto em trechos da rua São Luiz no Centro de Marília

Ação foi executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília realizou…

33 minutos ago

Regularização de contas é opção antes de crime e evita consequências legais

'Gato' flagrado em residência em Marília acabou registrado na Central de Polícia Judiciária (Foto: Divulgação)…

1 hora ago

Call center passa a intermediar negociação de tributos em Marília

A Prefeitura de Marília disponibilizou um call center para negociação de dívidas municipais, com o…

2 horas ago

Marília perde Dr. Tarcísio Machado, presidente do HCFamema

Dr. Tarcísio Ribeiro Machado liderava hospital desde dezembro de 2024 (Foto: Divulgação) O Hospital das…

3 horas ago

Transparência esbarra na dificuldade de acesso a dados em Marília

Portal da Transparência da Prefeitura de Marília dificulta compreensão dos cidadãos (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…

3 horas ago

Quintana avança com Samu e reforça estratégia de atendimento emergencial

Nova estrutura amplia a rede de urgência e fortalece os serviços públicos de saúde (Foto:…

3 horas ago

This website uses cookies.