Política

Kleber Rosa (PSOL) critica candidato de Lula em Salvador em sabatina e vê erros do PT

O pré-candidato à Prefeitura de Salvador Kleber Rosa (PSOL) minimizou o histórico de pressões e desavenças do partido à frente de prefeituras. Durante sabatina da Folha de S.Paulo e do UOL, ele afirmou nesta quinta-feira (20) que a sigla não é fisiológica, mas ideológica, e que “ideias são inegociáveis”.

“Acho que existem limites e isso tem a ver em algumas situações com as dificuldades que se encontra para gerenciar os municípios. Isso expõe, em alguma medida, as diferenças de leitura de como essas gestões podem acontecer. O PSOL tem uma experiência pequena em gestões municipais. [O caso de] Belém expressa alguns problemas e dificuldades, mas [o prefeito Edmilson Rodrigues] segue na luta pela sua reeleição na condução do município”, disse Rosa.

Ele também apontou problemas na condução da segurança pública sob os governos do PT na Bahia. Salvador é a capital brasileira com a maior taxa de homicídios estimados por 100 mil habitantes (66,4), segundo o Atlas da Violência.

“Os governos sucessivos do PT não demonstraram nenhum interesse em fazer um giro na política de segurança pública e ignoraram clamor do movimento negro, do movimento popular, sobre o modus operandi das polícias Civil e Militar”, disse o pré-candidato do PSOL.

Rosa ainda teceu críticas ao pré-candidato a prefeito Geraldo Júnior (MDB), apoiado em Salvador pelo PT e pelo presidente Lula. “Uma figura que é associada ao campo da direita e que esteve na gestão carlista por 10 dos 12 anos, foi operador da própria gestão do ACM [Neto] em Salvador e tem uma imagem recentemente vinculada a uma relação com a família Bolsonaro”, disse.

Atual vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior já foi aliado do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), principal apoiador do atual prefeito e candidato à reeleição Bruno Reis (União Brasil). Quando rompeu com o grupo político de ACM Neto em 2022, Geraldo era presidente da Câmara Municipal de Salvador. Ele foi indicado pelo MDB como vice na chapa vitoriosa de Jerônimo Rodrigues (PT).

O pré-candidato do PSOL diz acreditar que a escolha do PT de apoiar Geraldo Júnior pode ajudar a sua candidatura a ganhar mais espaço na cidade. “Acho que essa escolha que o PT fez abre um espaço do PSOL se apresentar melhor para o povo.”

A entrevista foi conduzida por Diego Sarza, com participação dos repórteres André Santana, do UOL, e João Pedro Pitombo, correspondente da Folha de S.Paulo em Salvador.

Kleber Rosa é cientista social, mestre em educação de jovens e adultos e coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia. Foi candidato ao governo baiano em 2022.

Além dele, outros dois postulantes foram convidados. Nesta sexta-feira (21), no mesmo horário, será a vez do prefeito Bruno Reis (União Brasil). O vice-governador Geraldo Júnior (MDB) também foi convidado, mas não confirmou participação.

Além disso, Folha de S.Paulo e UOL promoverão debate com os principais candidatos à Prefeitura de São Paulo. O encontro no primeiro turno será em 30 de setembro, às 10h. Caso haja segundo turno, haverá outro em 21 de outubro, também às 10h.

***

POR JOSÉ MATHEUS SANTOS

Folhapress

Recent Posts

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Um homem de 37 anos morreu após ser baleado por policiais militares na madrugada desta…

48 minutos ago

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

5 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

5 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

5 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

5 horas ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

5 horas ago

This website uses cookies.