Esportes

Justiça nega pedido de liberdade a ex-presidente da Conmebol

Quatro dias depois de negar um pedido de liberdade por razões humanitárias por conta da pandemia do novo coronavírus, a Justiça de Nova York, nos Estados Unidos, recusou nesta terça-feira uma nova solicitação de soltura, desta vez com o pagamento de uma fiança, do ex-presidente da Conmebol, o paraguaio Juan Ángel Napout, de 61 anos. Assim, ele segue preso no Instituto Correcional de Miami, na Flórida, por envolvimento em casos de corrupção na Fifa e na entidade sul-americana.

Preso na Suíça em dezembro de 2015, Napout se declarou inocente diante da Corte do Brooklyn, em Nova York, de aceitar propinas milionárias de empresas esportivas em trocas de contratos, mas foi declarado culpado por um júri popular dois anos depois. O ex-dirigente paraguaio foi sentenciado a nove anos de prisão em agosto de 2018.

“A Corte concluiu que o sr. Juan Ángel Napout não mostrou ‘evidência clara e convincente’ que ‘não poderia fugir'”, informou a juíza Pamela K. Chen em sua decisão. “Em todo caso, a Corte concluiu que o incentivo para o réu fugir agora é maior que quando recebeu prisão preventiva inicialmente, dado que está na prisão há aproximadamente 28 meses e encara a possibilidade de voltar à prisão por mais cinco anos se sua apelação não der certo”.

O Ministério Público se mostrou contra a possibilidade de prisão domiciliar, afirmando que Napout teria condições de fugir dos Estados Unidos. O paraguaio negou que pretendia fugir: “Nunca poderia ser um fugitivo, não é de minha natureza”.

Ao sentenciar Napout em 2018, a juíza Pamela K. Chen declarou que o ex-dirigente tinha “uma personalidade oculta” e “perpetuava a noção de ser um cara legal ao mesmo tempo que recebeu 3,3 milhões de dólares (pouco mais de R$ 17 milhões, na cotação atual) em propina e aceitou receber outros 20 milhões (R$ 103,6 milhões)”.

No último dia 30, em meio à pandemia da covid-19, a juíza concedeu liberdade provisória por questões humanitárias ao ex-presidente da CBF José Maria Marin, de 87 anos, julgado no mesmo processo de Napout e condenado a quatro anos de prisão.

Agência Estado

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

2 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

7 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

11 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

11 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

11 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

11 horas ago

This website uses cookies.