A Prefeitura de Marília e a Justiça Federal definiram, na última quinta-feira (13), a organização da primeira edição do Pop Rua Jud do Centro-Oeste paulista, prevista para os dias 25 e 26 de novembro na Praça Maria Izabel, segundo os órgãos envolvidos. O encontro ocorreu na sede da Justiça Federal e tratou da logística e dos serviços que serão oferecidos à população em situação de rua durante o evento.
De acordo com a Justiça Federal, participaram da reunião o coordenador do mutirão em Marília, juiz federal Ricardo William Carvalho dos Santos; o juiz federal Alexandre Sormani; o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB); o procurador-geral do Município, Pedro Paulo Arantes Gonçalves Galhardo; a secretária de Assistência Social e Cidadania, Hélide Maria Parrera; a secretária da Saúde, Paloma Libanio Nunes; além de servidores da prefeitura e do Judiciário.
Segundo os organizadores, o Pop Rua Jud reunirá atendimentos das justiças Estadual, Federal, do Trabalho, Eleitoral e Militar, com informações sobre processos e orientações jurídicas. As Defensorias Públicas Estadual e Federal farão atermações verbais, permitindo transformar relatos em petições iniciais finalizadas no mesmo dia.
Ainda conforme a Prefeitura e a Justiça Federal, haverá emissão e regularização de documentos, cadastramento em programas sociais, atendimento do INSS, consultas e liberação de FGTS. Serão oferecidas orientações sobre livramento condicional, defesa criminal, assistência social, corte de cabelo, podologia, refeição, varal solidário, direitos humanos, apoio ao migrante e enfrentamento à violência contra a mulher.
Na área da saúde, estão previstos testagem rápida para HIV, sífilis, hepatites e Covid-19, vacinação, aferição de pressão arterial e vacinação de animais. Também haverá apoio para elaboração de currículos e encaminhamento para vagas de jovem aprendiz.
A secretária Hélide Maria Parrera afirmou que o encontro serviu para “alinhamento para a realização do projeto”, citando parcerias já firmadas. O prefeito Vinicius Camarinha disse que a ação será pioneira na região e destacou a expectativa de “impacto extremamente positivo” para a regularização de documentos e oferta de serviços. O juiz Ricardo William Carvalho dos Santos declarou que a iniciativa “busca resgatar a dignidade das pessoas em situação de rua”.
Segundo o Sistema de Justiça, o Pop Rua Jud tem o objetivo de ampliar o acesso a direitos, promover audiências humanizadas e facilitar o acesso a documentos e serviços sociais.
Serviço
Pop Rua Jud – Marília
Datas: 25 e 26 de novembro
Horário: 9h às 14h
Local: Praça Maria Izabel, ao lado da Igreja São Bento (Centro)
Uma ruptura na rede de abastecimento de água registrada na avenida João Ramalho, em Marília,…
Família de Victor Nathan recebe solidariedade nas redes e busca garantir transfusões (Foto: Redes Sociais)…
Certame teve 2.697 inscritos para cargos da rede municipal de ensino (Foto: Divulgação) A Prefeitura…
Iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Foto: Divulgação) A Prefeitura…
Entidade trabalha com o acolhimento de meninos e meninas (Foto: Divulgação) Os deputados Dani Alonso…
Situação inusitada e perigosa foi registrada na zona norte de Marília (Imagem: Reprodução) Um vídeo…
This website uses cookies.