Marília

Cartórios tentam atrair cerca de 300 mesários para as eleições

A Justiça Eleitoral de Marília ainda procura por pelo menos 300 mesários voluntários para as eleições deste ano. O prazo para a nomeação dos eleitores que vão integrar a mesa receptora de votos e justificativas começou em 5 de julho e termina no dia 3 de agosto.

Ao todo, Marília possui em torno de 2.400 mesários. As vagas restantes estão distribuídas em diversas escolas da cidade.

Podem se inscrever para a função eleitores com mais de 18 anos, que estão em situação regular com a Justiça Eleitoral.

Não podem ser mesários pessoas com menos de 18 anos, candidatos e respectivos parentes até o segundo grau (cônjuge, irmãos, cunhados, filhos, pais, genros, noras, sogros, netos, avós), integrantes de diretórios de partido político ou federação de partidos que exerçam função executiva, autoridades e agentes policiais, assim como funcionários que exercem cargos de confiança do Poder Executivo, e os que trabalham na Justiça Eleitoral.

PARA SE INSCREVER

A inscrição pode ser feita pelo aplicativo e-Título, na página Canal do Mesário, do Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou nos sites dos tribunais regionais.

Para se cadastrar, é necessário informar o número do título ou do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), o nome completo, a data de nascimento e os nomes dos pais. Feito isso, o interessado poderá ser nomeado para participar das eleições como mesário voluntário pelo juiz eleitoral responsável, que segue critérios definidos em lei.

Outra opção para os interessados é entrar em contato com o cartório eleitoral em que for eleitor.

BENEFÍCIOS DA FUNÇÃO

Por lei, quem trabalha como mesário voluntário tem alguns benefícios garantidos, como:

  • dois dias de dispensa do trabalho para cada dia de treinamento ministrado pela Justiça Eleitoral (Lei n° 9.504/1997, art. 98; Res.-TSE n° 22.747/2008);
  • dois dias de dispensa do trabalho para cada dia trabalhado nas eleições (Lei n° 9.504/1997, art. 98; Res.-TSE n° 22.747/2008);
  • auxílio-alimentação no dia da eleição (Portaria-TSE n° 494/2013);
  • uso das horas trabalhadas como atividade complementar ou extracurricular para os mesários universitários, mediante celebração de convênio com as instituições de ensino;
  • preferência, em caso de desempate, em concursos públicos que preveem essa prerrogativa em edital.
Michele Correia

Recent Posts

MAC cai em Santos e encerra campanha histórica com o vice-campeonato da A3

Artilheiro da A3, com 10 gols, Lucas Limas passou em branco neste domingo em Santos…

6 horas ago

Nova unidade reforça expansão da União Imobiliária e aposta em serviço personalizado

Terceira unidade da União Imobiliária foi inaugurada na sexta-feira (24) (Foto: Geovana Rodrigues/Marilia Noticia) A…

9 horas ago

Câmara de Marília vota projetos sobre despesas e epilepsia nesta segunda-feira

Pauta da Ordem do Dia conta com dois projetos para análise (Foto: Wilson Ruiz) A…

9 horas ago

‘Se hoje atuo no exterior, é porque alguém me colocou livros nas mãos’, diz pesquisadora mariliense

Mariliense Tatiane Rodrigues Lopes dos Santos cruzou fronteiras e hoje é pesquisadora internacional (Foto: Divulgação)…

10 horas ago

A conta de água subiu? Antes de se assustar, investigue

Consumo pode aumentar de forma silenciosa (Foto: Divulgação) Receber a fatura de água e se…

11 horas ago

Presidente da Câmara pede inclusão de USF do JK em programa de reformas

Proposta do presidente da Câmara de Marília, vereador Danilo da Saúde (PSDB), será votada nesta…

14 horas ago

This website uses cookies.