Regional

Justiça Eleitoral aprova candidatura de Adhemar Marcondes em Garça

Adhemar Marcondes faz campanha em Garça (Foto: Divulgação)

A Justiça Eleitoral da 47ª Zona Eleitoral de Garça aprovou a candidatura de Adhemar Marcondes (Republicanos) à prefeitura de Garça, após analisar dois pedidos de impugnação: um apresentado pela coligação “Garça Livre” e outro pelo Ministério Público. A decisão foi divulgada na última terça-feira (3).

Marcondes teve sua candidatura contestada pela coligação “Garça Livre”, composta pelos partidos PL, NOVO, DC e PRD, e pelo promotor Richard Fabrício Messas. Os pedidos de impugnação alegavam que o candidato estaria inelegível devido a condenações por improbidade administrativa, o que resultou na suspensão de seus direitos políticos.

As impugnações referem-se a um processo em que Adhemar foi condenado por improbidade administrativa durante seu mandato como prefeito de Álvaro de Carvalho. A condenação, proferida por um órgão colegiado, ainda não transitou em julgado, ou seja, está pendente de decisão final e não é considerada definitiva.

Segundo a Justiça Eleitoral, a condenação de Marcondes foi apenas por causar prejuízo ao erário (cofres públicos), sem envolvimento de enriquecimento ilícito. Essa circunstância, de acordo com a análise do juiz eleitoral Felipe Guinsani, não gera inelegibilidade.

Para a configuração da inelegibilidade, conforme o magistrado, é exigida a presença simultânea de dano ao erário (aos cofres públicos) e enriquecimento ilícito. A jurisprudência citada na sentença reforça essa interpretação, indicando que, na ausência de um dos elementos, a inelegibilidade não se aplica.

Com a decisão, Adhemar Marcondes está oficialmente apto a concorrer ao cargo de prefeito de Garça nas eleições majoritárias de outubro.

O Marília Notícia entrou em contato com o candidato. Em nota, ele disse que sempre acreditou que seu registro seria deferido, “por ser ficha limpa e por acreditar na Justiça Eleitoral”.

A nota esclarece ainda que, das duas ações analisadas, o candidato foi responsabilizado pelo déficit no orçamento, nos anos de 2011 e 2012, decorrido de uma crise econômica no país.

Wesley Murici

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

9 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

9 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

9 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

9 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

17 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.