Polícia

Justiça condena e manda prender família acusada de tráfico no CDHU

Drogas e dinheiro atribuídos ao grupo, durante operação da Polícia Civil (Foto: Divulgação)

Um homem apontado como liderança do tráfico na zona sul, dois irmãos e até a mãe foram presos nesta quarta-feira (19) em cumprimento a mandados de prisão expedidos pela Justiça. A maioria foi cumprido na zona sul da cidade, perto da área de domínio da família, que atualmente está em escombros.

As prisões viram mais uma página da história do antigo conjunto habitacional Paulo Lúcio Nogueira, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). Durante o período de envolvimento no crime, a família foi alvo de monitoramento da Polícia Militar e investigações da Polícia Civil, que terminaram com uma sentença.

PENAS PESADAS

Em abril de 2021, a Justiça reconheceu os crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Os réus receberam penas de até 10 anos de prisão. A sentença foi mais dura para a matriarca.

Durante o processo, concessões permitiram a liberdade, mas com o fim dos recursos, a Justiça mandou prender cinco réus do caso, incluindo Roseli Aparecida Machado, de 45 anos; os filhos Elton Aparecido Machado, 25, o “Tom”, Ewerton Henrique Aparecido Jorge, 26, e Enrico Aparecido Jorge, 30.

Segundo a denúncia, a família liderada por “Tom” dominava a venda de drogas na região dos predinhos. O grupo mantinha endereços em mais de um bloco, empregava um menor e tinha colaboração de um vizinho, contra quem também foi expedido mandado de prisão.

Três prisões, nesta quarta, ocorreram em bairros da zona sul. A PM afirma ter localizado todos em vias públicas – sem busca domiciliar – e constou os registros como “patrulhamento de rotina”.

A mãe foi presa no bairro Estância Uberlândia. Elton Machado Jorge foi capturado no Parque dos Ipês. A pena dele é de nove anos e quatro meses em regime fechado.

A Justiça constou no processo que ele era responsável por todas as decisões da família, sendo inclusive consultado pela mãe na rotina do tráfico. Ela, porém, foi sentenciada a cumprir 10 anos de cadeia.

Condenado a oito anos e um mês, Ewerton Jorge foi preso em um dos cruzamentos da avenida Durval de Menezes. Ele também respondeu por tráfico de drogas e associação para o crime.

Outro irmão, Enrico Jorge se apresentou espontaneamente no plantão policial, acompanhado de um advogado. No mesmo processo, ele responde por vender drogas e participar da associação criminosa.

SEM NOVOS RECURSOS

As investigações contra a família, que incluíram interceptações telefônicas autorizadas, demonstraram a organização do grupo. Segundo a sentença, Roseli era a “gerente da comercialização” e também atuava como olheira, monitorando a movimentação policial.

Elton era considerado o “patrão” e tomava as decisões finais sobre o negócio ilícito. Ewerton e Enrico exerciam a função de vendedores de drogas. Um vizinho responsável por guardar entorpecentes para o grupo aparece no processo e foi condenado a dois anos e seis meses de reclusão.

Com a sentença transitada em julgado, ou seja, sem possibilidade de novos recursos, os réus foram encaminhados à carceragem da Central de Polícia Judiciária (CPJ). Eles aguardam audiências de custódia, para que um juiz designe os presídios para cumprimento das penas.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

17 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

17 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

17 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

17 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

1 dia ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.