Marília

Justiça aceita liminar e determina posse imediata de Nechar

Nechar recebeu 1.147 votos e ficou com a primeira vaga de suplente do PSB (Foto: Arquivo/Marília Notícia)

A Justiça de Marília aceitou o mandado de segurança solicitado pela defesa do médico Sérgio Antônio Nechar, atual secretário municipal da Saúde de Marília, e concedeu liminar para que ele seja imediatamente empossado vereador.

O médico deve assumir a cadeira do PSB, deixada por Ivan Luís do Nascimento, o Ivan Negão, que faleceu no início do ano, vítima de infarto fulminante. O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) já havia se posicionado a favor do pedido de Nechar.

De acordo com a decisão do juiz Luís Augusto da Silva Campoy, os argumentos da defesa e do Ministério Público demonstraram, neste momento, o direito de Nechar.

No texto, o magistrado concorda que o artigo 66 do Regimento Interno da Câmara determina a convocação imediata do suplente em caso de vaga. A liminar foi publicada às 16h51 desta segunda-feira (16).

“O impetrante comprovou que é o primeiro suplente e que o pedido de posse não foi atendido. Eventual questão partidária deve ser apreciada e decidida pela Justiça Eleitoral. Ante o exposto, concedo a liminar para determinar ao presidente da Câmara Municipal de Marília que providencie a posse imediata do impetrante Sérgio Antônio Nechar no cargo de vereador”, afirma o juiz em sua decisão.

O presidente da Câmara de Marília, Eduardo Nascimento (PSDB), não tinha cumprido o determinado pelo Regimento Interno do Legislativo. A informação passada pela Câmara é que não havia certeza se Nechar teria o direito, uma vez que o nome dele não aparecia como filiado ao PSB no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nechar apresentou documentos do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), indicando que se filiou novamente ao PSB em 2022. O partido confirmou que a vaga de suplente era do médico e a Justiça Eleitoral de Marília concordou que ele era o primeiro suplente.

Em contato com o Marília Notícia, Nechar sempre se mostrou tranquilo sobre o caso. Ele reforçou a informação de ter apresentado toda a documentação necessária ao Cartório Eleitoral e disse que não tinha pressa para ser empossado como vereador.

“Eu sou paciente. Não estou nem um pouco preocupado com essa questão, pois está tudo certo para assumir a vaga. A cadeira é do partido, que já reconheceu que eu sou o primeiro suplente. Não sei se estão com medo da minha presença na Câmara. Tem que perguntar isso para a oposição”, afirmou Nechar.

O atual secretário municipal da Saúde de Marília recebeu 1.147 votos. O segundo suplente do partido é o Fábio Alves Cabral, conhecido como Fábio Protetor, que recebeu 1.105 votos.

O Marília Notícia procurou o presidente da Câmara de Marília, Eduardo Nascimento, que afirmou, por meio da assessoria, não ter sido notificado sobre a decisão da Justiça, porém confirmou que uma sessão extraordinária acontecerá na próxima sexta-feira (20), quando será dada posse como vereador para Nechar.

Alcyr Netto

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

21 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

21 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

21 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

21 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

1 dia ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

2 dias ago

This website uses cookies.