Marília

Justiça aceita ação de improbidade contra Prefeitura

Denúncia de Abelardo Camarinha provocou ação (Foto: Arquivo)

A juíza Giuliana Casalenuovo Brizzi Herculian da vara da Fazenda Pública de Marília aceitou uma ação de improbidade administrativa proposta pelo Ministério Público contra o prefeito Daniel Alonso (PSDB) e o secretário municipal de Esportes, Eduardo Nascimento.

Junto com a empresa empresa Caprioli Sports LTDA a dupla é acusada pelo promotor Oriel da Rocha Queiroz de comprar de material esportivo sem licitação no valor de R$ 21,7 mil.

Os equipamentos foram adquiridos em empenhos publicados de maio a outubro de 2017 para a realização dos Jogos Regionais dos Idosos (Jori), entre os dias 13 a 17 de setembro no ano passado.

Se condenados, Daniel e Nascimento podem ter os direitos políticos cassados de três até oito anos e pagar multa com acréscimos referente ao valor do suposto prejuízo causado aos cofres do município.

De acordo com a Lei das Licitações do município, o limite de compras sem licitação é de R$ 8 mil. A denúncia foi feita pelo ex-prefeito e ex-deputado Abelardo Camarinha (PSB).

Outro lado

Quando o inquérito foi aberto o secretário Eduardo Nascimento informou ao Marília Notícia que a compra ocorreu sem licitação porque a prefeitura estava “sem crédito na praça”, mas garantiu que houve pesquisa de mercado.

“Infelizmente a Prefeitura de Marília estava sem crédito na praça. Não vou aqui dizer o motivo porque todos sabem [se referindo a última gestão de Vinícius Camarinha]. Nós fizemos uma pesquisa de preço de todos os materiais. E um fornecedor ofereceu o melhor preço. Não conheço a empresa, não sei quem é o proprietário. Nós compramos assim somente porque nenhum fornecedor queria vender para a Prefeitura. Não teve nenhum problema, nenhuma legalidade ou superfaturamento. Tudo foi feito na maior lisura e transparência”, esclareceu o secretário no final do ano passado.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Ação sobre prédios interditados da CDHU entra na reta final após quase oito anos

Interdição dos blocos e desocupação aconteceu em 2024 (Foto: Marília Notícia) A Vara da Fazenda…

1 hora ago

Secretaria abre inscrições para Copa Tupã de Futsal 2026 com 16 equipes

A Secretaria Municipal de Esportes de Tupã abriu nesta segunda-feira (2) as inscrições para a…

2 horas ago

Unimar amplia atuação em tecnologia com curso de Inteligência Artificial

Universidade de Marília ampliou sua atuação na área de Tecnologia da Informação (Foto: Divulgação) A…

2 horas ago

Unimar inicia 2026 com imersão pedagógica e alinhamento institucional

Programação integrou palestras, debates e atividades voltadas ao fortalecimento do projeto pedagógico (Foto: Divulgação) A…

2 horas ago

Justiça condena Marçal a pagar indenização a Boulos por desinformação

Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…

16 horas ago

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes no Estado de São Paulo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…

16 horas ago

This website uses cookies.