Esportes

Judô define as últimas vagas brasileiras para Tóquio-2020

O Mundial de Judô começa neste domingo, em Budapeste, na Hungria, como um termômetro para a competição olímpica da modalidade nos Jogos de Tóquio, mas também como a última chance para alguns brasileiros carimbarem suas vagas. Em quatro categorias (63kg e +78kg no feminino, e 100kg e +100kg no masculino) a disputa está acirrada e o desempenho no Mundial pode ser determinante para a definição – a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) já avisou que em disputas equilibradas o ranking não será o único critério de definição.

Se apenas um judoca nacional estiver entre os 18 mais bem colocados no ranking olímpico, a vaga será dele. Se tiver mais atletas no top 18, mas apenas um entre os 8 (seria cabeça-de-chave) ou a diferença de posições for superior a seis, também garante a classificação. Mas existem algumas categorias nas quais a disputa está embolada, ainda mais às vésperas de um torneio que dá muitos pontos a quem for bem.

Entre os pesados, o duelo será decidido nos detalhes, a menos que um dos atletas vá muito bem no Mundial e o outro vá muito mal. No masculino, Rafael Silva, o Baby, ocupa a sétima posição no ranking olímpico e David Moura está em 11º. A diferença é de 642 pontos, mas a medalha de ouro no Mundial garante 2 mil pontos ao campeão. Então a disputa está aberta. “Eu estou atrás na pontuação e na minha cabeça o Mundial é o que pode mudar tudo”, avisou David.

Caso ele e Baby fiquem em posições próximas e entre os melhores do mundo, outros critérios serão avaliados, como resultados em eventos recentes, vitórias sobre os atletas mais fortes da categoria e retrospecto no confronto direto, entre outros. “Esse é meu último Mundial e quero buscar uma medalha para garantir minha vaga no Japão. Nunca estive tão bem preparado e maduro. Chegou a hora de ganhar outra medalha nesta competição”, afirmou o judoca, que foi medalha de prata no Mundial de 2017.

No feminino, na categoria acima de 78kg, Maria Suelen Altheman está em sexto e Beatriz Souza está em sétimo. A diferença de pontos é mínima, de 428. Dependendo do desempenho de ambas no Mundial, é bem possível que a definição da vaga seja decidida pelos critérios estipulados pela Gestão de Alto Rendimento da CBJ. Outras disputas acirradas em Budapeste serão entre Ketleyn Quadros e Aléxia Castilhos, na categoria até 63kg, e Leonardo Gonçalves e Rafael Buzacarini, na categoria até 100kg.

“Apesar das incertezas e desafios gerados pelo contexto da pandemia, a CBJ, em parceria com o COB, conseguiu oferecer aos atletas condições de treinamento em ambiente controlado em Pindamonhangaba, além de treinamentos de campo com europeus no Kosovo, na Geórgia e na Rússia, onde treinamos com as seleções do Azerbaijão, Japão, Casaquistão e Grécia. Esperamos alcançar nossos objetivos nesse Mundial. Queremos melhorar o ranking das categorias que ainda estão fora da zona de classificação olímpica e definir as disputas internas pelas vagas do Brasil”, avisou Ney Wilson Pereira, gestor de Alto Rendimento da CBJ.

RETORNO – O Mundial de Judô marca ainda a volta de Mayra Aguiar, principal esperança de medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos. Ela foi submetida a uma cirurgia no joelho esquerdo em setembro do ano passado, ficou afastada dos tatames, mas agora está de volta. Mesmo sendo ausência em algumas competições, a atleta se manteve na zona de classificação olímpica e tem tudo para melhorar seu ranking no torneio em Budapeste.

A judoca garante que o aspecto emocional pode ser um fator decisivo para se dar bem no Mundial e nos Jogos de Tóquio. “A minha cabeça está muito fortalecida, estou muito bem psicologicamente. E eu sei que esse vai ter que ser o meu diferencial, porque lá na hora, as minhas adversárias vão estar melhor tecnicamente e fisicamente, mas a minha cabeça vai estar melhor”, avisou.

Agência Estado

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

31 minutos ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

10 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

10 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

10 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

10 horas ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

11 horas ago

This website uses cookies.