Uma operação nacional da Polícia Civil contra crimes virtuais resultou na prisão de dois jovens de Bauru, nesta quarta-feira (15), informou a polícia local. Um rapaz de 18 anos foi preso e um adolescente de 17 anos apreendido sob suspeita de incentivar homicídios, maus-tratos a animais, automutilação e até canibalismo, tudo por meio de interações de um aplicativo.
A plataforma utilizada é a Discord, amplamente usada por jovens e gamers. A ação integra a Operação Adolescência Segura, coordenada pelo Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça (Ciberlab) e com apoio de órgãos internacionais, incluindo agências norte-americanas.
A ofensiva envolve forças policiais de sete estados brasileiros: São Paulo, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais.
Segundo a Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Bauru, na cidade foram cumpridos dois mandados — um de prisão temporária e outro de internação provisória.
No total, a operação executou dois mandados de prisão, seis de internação de menores e 22 mandados de busca e apreensão pelo país, com foco em indivíduos que participavam ativamente de grupos na Discord incentivando crimes em tempo real, inclusive como “oradores” em chamadas de vídeo.
PEDOFILIA
Além de estimular crimes bárbaros, o grupo investigado também é acusado de divulgar pornografia infantil, fazer apologia ao nazismo e praticar maus-tratos a animais.
O adulto de 18 anos teve celular e computador apreendidos e está detido na carceragem da Deic em Bauru, aguardando transferência para a cadeia de Avaí.
Já o menor teve seus dispositivos eletrônicos confiscados e a internação provisória foi solicitada pela Vara da Infância e Juventude.
CRIME AO VIVO
Entre os casos investigados, chama atenção um homicídio ocorrido em 18 de fevereiro no Rio de Janeiro, em que um morador de rua foi incendiado com coquetéis molotov enquanto dormia.
O crime foi transmitido ao vivo pelo Discord para cerca de 300 pessoas. Segundo a polícia, a transmissão foi acompanhada por “oradores” que incitavam o ataque.
Um dos envolvidos seria adolescente, e a live teria sido organizada por um maior de idade.
Outro episódio macabro ocorreu durante uma transmissão em que uma adolescente, antes de se automutilar, dissecou e ingeriu partes de um sapo, incentivada por participantes do grupo virtual.
PERVERSO
A Polícia Civil alerta que a plataforma Discord, embora projetada para comunicação de jogos, vem sendo explorada por criminosos para a veiculação de conteúdos extremamente violentos.
Os responsáveis pelos crimes investigados utilizavam técnicas de manipulação psicológica para aliciar vítimas, muitas vezes em idade escolar.
As investigações prosseguem com o objetivo de identificar e responsabilizar todos os envolvidos na organização criminosa, que operava em diversos estados por meio do ambiente digital.
A orientação das autoridades é que pais e responsáveis estejam atentos à atividade online de crianças e adolescentes, e denunciem comportamentos suspeitos às autoridades competentes.
Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em visita a Marília (Foto: Divulgação) Marília participou do mutirão…
Centro de Referência em Saúde do Trabalhador orienta trabalhadores (Foto: Divulgação) Marília registrou queda de…
Resultado garantiu uma medalha de bronze inédita para o município (Foto: Christian Cabrini) A equipe…
Via havia sido interditada durante a madrugada em razão de uma erosão no pavimento (Foto:…
Bolsas são destinadas às atividades do Projeto Amor de Criança (Foto: Divulgação) A Universidade de…
A região recebe no próximo fim de semana a 6ª edição do Motocross Cidade de…
This website uses cookies.