Regional

Jovem que deu à luz e estrangulou bebê vai a júri a região

Pronto Socorro Municipal de Maracaí, onde aconteceu o crime; juiz rejeita tese de infanticídio, que abrandaria pena (Foto: Divulgação)

A Justiça de Maracaí (99 quilômetros distante de Marília) decidiu manter prisão e vai mandar a Júri Popular uma mulher de 18 anos que escondeu a gravidez da família, deu à luz no banheiro de um pronto socorro e matou o bebê asfixiado. O crime aconteceu em março do ano passado.

Decisão do juiz Zander Barbosa Dalcin, da Vara Única da Comarca de Maracaí, foi publicada nesta segunda-feira (09). Com a sentença, o magistrado rejeita tese de infanticídio e reconhece homicídio triplamente qualificado – meio cruel, motivo torpe e nenhuma chance de defesa à vítima.

Giovanna Euzébio de Souza, que foi presa em flagrante, teve negado pedido de liberdade. Ela confessou que estava grávida de sete meses, porém escondia a gestação, porque termia ser “obrigada a casar com o pai da criança”, de quem tinha medo.

No dia do crime, ela relatou ter sentido muita cólica e pediu que seu padrasto a levasse no pronto socorro. Quando estava na sala de espera, sentiu vontade de ir ao banheiro e quando fazia força, observou a cabeça do bebê.

Continuou a fazer força até expelir a criança. O bebê nasceu e a jovem cortou o cordão umbilical, segundo seu relato à polícia, usando a própria unha.

Giovanna contou ao delegado responsável pelo caso que jogou o cordão no vaso sanitário e, como o bebê estava chorando muito, decidiu colocar papel higiênico em sua boca, para que ninguém o ouvisse.

Em seguida, ainda conforme o relato da mãe, ela tirou a calcinha e enrolou no pescoço da criança, até que parasse de respirar. Decidiu deixar o corpo no lixo, embaixo do saco plástico.

Em seguida, pediu a uma tia que havia chegado no hospital para acompanha-la, que providenciasse uma calça limpa, pois a roupa que ele usava quando chegou estava manchada de sangue. Giovanna se trancou no banheiro e só abriu a porta após trocar de roupa.

Frieza

A acusada ainda aguardou atendimento, foi diagnosticada como uma hemorragia suspeita, mas negou aos médicos que estivesse grávida. Ela foi medicada e conseguiu sair do Pronto Socorro sem ser descoberta.

A jovem só foi presa durante a madrugada, depois que um vigia do PS resolveu verificar o lixo, devido ao mau cheiro. Acabou sendo presa na frente da casa de familiares e só revelou o caso na delegacia.

À polícia, a mulher disse que estava arrependida. Perícia no cadáver da criança comprovou o objeto na boca e também a asfixia pelo tecido da peça íntima.

O Ministério Público pede a condenação de Giovanna por homicídio triplamente qualificado (meio cruel, motivo torpe e em situação que não permitiu nenhuma defesa da vítima). Dessa forma, ela pode pegar mais de 20 anos de prisão.

Já a defesa pede que ela responda em liberdade pelo crime de infanticídio e que seja considerada a condição de vulnerabilidade pelo puerpério – por estar fragilizada emocionalmente, por ter acabado de dar à luz.

Com a sentença de pronúncia, a jovem vai enfrentar o Tribunal do Júri de Maracaí. O julgamento de Giovanna ainda terá data definida.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Um homem de 37 anos morreu após ser baleado por policiais militares na madrugada desta…

2 horas ago

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores

Inscrições são gratuitas e seguem até 18 de dezembro (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília…

2 horas ago

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

6 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

6 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

6 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

6 horas ago

This website uses cookies.