Brasil e Mundo

Jornalismo será essencial no combate às fake news, dizem especialistas

O jornalismo profissional será essencial no combate às chamadas fake news nas eleições deste ano, avaliaram especialistas que participam do Fórum Estadão-Faap Campanha Eleitoral e Fake News, realizado nesta segunda-feira, 11, em São Paulo. O papel essencial dos jornalistas se dá tanto na checagem de fatos como na cobertura eleitoral.

Para o professor da ECA-USP e colunista do Estado, Eugênio Bucci, o jornalismo é uma verificação politicamente independente dos fatos. “O critério inicial é tentar organizar o debate em torno da verdade”, disse Bucci sobre como lidar com as fake news. “Na política a gente lida com a verdade factual. Se uma coisa pode ser verificada ou não. E a política é o debate sobre isso. O poder de separar verdade e mentira não é do Estado, é da sociedade.”

Para Fabio Malini, coordenador do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura, da Universidade Federal do Espírito Santo, o problema do papel das redes sociais na disseminação de fake news é que elas não têm o controle sobre o que é publicado.

“O que vemos é a propagação de discursos de propaganda que emulam o conteúdo jornalístico”, explicou. “Além disso, o envolvimento afetivo de quem consome essas notícias falsas faz com quem as produza mande o conteúdo para quem ‘quer ter razão'”

Bucci ressaltou que as soluções propostas pelo Facebook e pelo Google para diminuir o conteúdo falso nas redes tem um problema. “O selo ‘isso pode ser considerado falso’ não pode vir de uma única corporação, como o Facebook, que monopoliza o cenário mundial

Diretor de Análises de Políticas Públicas da FGV-Rio, Marco Aurélio Ruediger, lembrou que no momento atual da sociedade brasileira há um déficit de confiança extremo nas instituições, nas políticas e nas próprias informações consumidas e divulgadas na internet. “Num processo político as pessoas podem dizer o que querem, mas em que grau a informação falsa passa a ser danosa para a democracia?”, questionou.

Para Daniel Bramatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo investigativo, o País vive hoje um processo claro de tentativa de deslegitimação da imprensa por parte da esquerda e da direita. “Além disso, vivemos um momento de fragilidade da mídia porque sua sustentabilidade econômica está sob ataque”, lembrou.

Agência Estado

Recent Posts

Atletas de Marília disputam seletiva nacional de tênis de mesa em São Paulo

Equipe mariliense que participa de seletiva nacional (Foto: Divulgação) Atletas do tênis de mesa de…

3 horas ago

Prefeitura autoriza reforma completa da USF Bandeirantes na zona oeste de Marília

Vinicius Camarinha autorizou reforma completa na USF Bandeirantes (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília autorizou…

3 horas ago

Desconto de 7% no IPTU 2026 em Marília vale até 15 de fevereiro

Descontos valem até o dia 15 de fevereiro (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília informou…

3 horas ago

Marília confirma realização da 23ª edição da Japan Fest em abril de 2026

Evento integra o calendário turístico oficial do Estado de São Paulo (Foto: Divulgação) A Prefeitura…

3 horas ago

Prefeitura e Sebrae oferecem 15 vagas gratuitas do Empretec a empreendedores

A Prefeitura de Marília vai subsidiar 15 vagas gratuitas para empreendedores do município participarem do…

3 horas ago

Prefeitura e Paróquia ajustam organização da Paixão de Cristo no Parque do Povo

Encenação da Paixão de Cristo na zona sul de Marília A Prefeitura de Marília e…

3 horas ago

This website uses cookies.