A quantidade de internações por problemas mentais e comportamentais em Marília caiu pela metade na comparação entre 2008 e o ano passado, período que soma onze anos.
Os dados são do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde e podem ser conferidos ano a ano logo acima deste texto, no gráfico produzido pela reportagem do Marília Notícia.
Em 2008 foram 2.066 internações desse tipo, enquanto em 2018 foram 1.010 casos. No período analisado, a quantidade começou a cair de forma mais intensa a partir do pico de 2012, com 2.352 internados.
As internações envolvem pacientes com demência, esquizofrenia, transtornos devidos ao uso de álcool e substâncias psicoativa, transtornos do humor, neuróticos e relacionados ao stress, retardo mental e outros.
Mudanças
No ano passado, o principal motivo de internação por problemas mentais e comportamentais na cidade foi a esquizofrenia, com 277 ocorrências – ou 26,7% das ocorrências
O uso de entorpecentes foi o segundo maior motivos de internações em 2018, com 254 casos (24,5%). Os transtornos de humor aparecem em terceiro lugar, com 174 casos (16,8%), seguindo do abuso do álcool (9,5%).
Em 2008 os diagnóticos de esquizofrenia envolviam 35% das internações e os transtorno decorrentes do abuso de álcool 25%. O abuso de entorpecentes aparecia como causa de 20% das internações e os transtornos do humor 8%.
Luta antimanicomial
Em 2001 aconteceu no Brasil a aprovação da Reforma Psiquiátrica, que trata da proteção dos direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo de assistência, antes muito focado na internação.
“Este marco legal estabelece a responsabilidade do Estado no desenvolvimento da política de saúde mental no Brasil, através do fechamento de hospitais psiquiátricos, abertura de novos serviços comunitários e participação social no acompanhamento de sua implementação”, afirma o Ministério da Saúde.
O fortalecimento dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) é apontado como um dos motivos da redução das internações em todo o país nos últimos anos.
Os movimentos da reforma e da luta antimanicominial foram iniciados ainda na década de 1970 e em 1987 teve um de seus momentos chaves em Bauru (distante 108 quilômetros de Marília), com o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.