A inteligência artificial (IA) já invadiu a saúde, a moda, e até o futebol. Mas, há ideias ainda mais ousadas usando a tecnologia. O engenheiro e pesquisador quântico americano George Davila Durendal desenvolveu algoritmo capaz de escrever ‘textos bíblicos’. Mais especificamente, a ferramenta, apelidada de “AI Jesus” (sigla de inteligência artificial, em inglês), aprendeu a linguagem da Bíblia King James, uma versão inglesa das escrituras, para escrever textos inéditos no mesmo estilo.
“Esta inteligência artificial aprendeu a linguagem humana lendo a Bíblia e nada além da Bíblia. Ele absorveu cada palavra mais do que qualquer monge em todos os mosteiros que já existiram. Especificamente, é um modelo de processamento de linguagem natural que tenta replicar o estilo da Bíblia King James sem copiá-la inteiramente”, disse Durendal em publicação no seu blog.
Segundo o pesquisador, após ser treinada nas escrituras sagradas, a máquina foi desafiada a criar textos inéditos sobre três temas: “A praga”, “César” e “O fim dos tempos”. Dados os assuntos, o texto algoritmico de 30 mil palavras carregou aspectos da brutalidade do Velho Testamento.
A máquina, porém, ainda está longe de ascender aos paraíso da escrita robótica. O texto apresentou algumas falhas características de produções feitas por IA. Há, por exemplo, uma repetição excessiva da palavra que “Senhor”, que chega a aparecer em mais da metade das palavras em alguns trechos.
Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da 1ª…
As retiradas em contas de poupança ao longo de novembro de 2025 superaram em R$…
Para 3,1 milhões de moradores de favelas brasileiras, a chegada de uma ambulância na porta…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
This website uses cookies.