Colunas

Inquisição política ou o Santo Ofício

Segundo os historiadores, o cristianismo exibe uma deplorável nódoa em sua secular história: a Inquisição ou o Santo Ofício, instituição criada pela igreja católica, que tinha por objetivo punir os hereges ou aqueles que não professavam com rigor os ditames da igreja, deixando de acreditar piamente em sua doutrina e sacramentos.

O período mais cruel dessa instituição se deu a partir de 1478 na Espanha. Os tribunais do Santo Ofício estimulavam as delações e sequer davam direito aos acusados de questionarem acusações ou se defenderem adequadamente.

Contando com o apoio dos reis católicos da Espanha, a Inquisição ampliou seus poderes, passando a acusar como heresia qualquer tipo de ofensa, crença e costumes que contrariavam interesses e seu predomínio ou que questionavam os dogmas impostos pela doutrina católica. Ampliou também a lista dos perseguidos, incluindo também os protestantes, bígamos, homossexuais etc., impondo penas cruéis e severas como confisco de bens, condenação à morte na fogueira ou à prisão perpétua.

De se registrar que os julgamentos eram presididos por clérigos da igreja católica, que não admitiam qualquer contrariedade a seus conceitos e que dispunham de autoridade absoluta para condenar e determinar a execução da pena, sempre cruel e repulsiva, com o beneplácito dos reis da época. (Consulta à internet).

Lembrei-me desse triste trecho da história depois de assistir algumas inquirições procedidas na chamada CPI da Covid-19 perante o Senado Federal Brasileiro, a fim de se apurar eventuais malfeitos do Governo Federal no combate a tão pertinaz moléstia e que apavora todo o planeta.

A forma agressiva de alguns senadores, no interrogatório das pessoas, vociferando ameaças e intimidações, deixou-me sinceramente perplexo. Sempre que algum depoente não falava exatamente o que o inquisidor queria ouvir, despejava-se contra aquele severas ameaças de prisão ou acusação de propalar mentiras. Inaceitável, sobretudo, as ofensas e agressões verbais contra duas médicas que ali estiveram para prestar informações e que chegaram a ser ofendidas em seus depoimentos.

Sempre entendi, ao longo de mais de três décadas presidindo audiências, a maioria delas de natureza criminal, que a arrogância e a grosseria nada acrescentam e a nada conduzem na investigação dos fatos.

Humilhar depoentes, a pretexto de obter informações que o satisfaçam, revela natural despreparo do inquisidor, compromete a boa técnica de interrogatório, além de demonstrar a ausência de um mínimo de educação a quem está confiada à sublime missão de produzir a verdade dos fatos.

Ao contrário, tais condutas produzem efeito contrário e comprometem a eficácia da prova que se quer apurar.

Lamentável, assim, que os ilustres senadores, que compõem o notável escalão mais superior do Poder Legislativo da República, investidos do poder de investigar, ajam como inquisidores da idade média, impondo terror desnecessário aos investigados e testemunhas, em conduta que somente poluem o ambiente e desnudam as verdadeiras e subjetivas intenções desses senhores que não cultivam um mínimo de cordialidade no desempenho de seu trabalho.

É, no mínimo, doloroso que tenhamos que assistir a tais espetáculos comparáveis à santa inquisição da idade média, em meados do ano de 2021.

 

Décio Mazeto

Ex-juiz da 3ª Vara Criminal de Marília, Décio Divanir Mazeto atuou por 34 anos na magistratura

Recent Posts

Motociclista morre após acidente na rodovia Rachid Rayes, em Echaporã

Vítima morreu após acidente na SP-333 em Echaporã (Foto: The Brothers) Um motociclista morreu na…

4 horas ago

Cinco anos após vacinação, covid recua no Brasil, mas ainda provoca mortes

Especialistas defendem reforço da imunização após registro de 1,7 mil mortes (Foto: Agência Brasil) Cinco…

4 horas ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 92 milhões

Aposta simples custa R$ 6 e pode ser feita até as 20h do dia do…

4 horas ago

Agente do ICE mata homem durante operação federal em Minneapolis

Homem morre baleado por agente de imigração em protestos nos EUA e governador de Minnesota…

4 horas ago

Motorista embriagado é preso após atropelar criança em Marília

Um homem foi preso em flagrante na noite desta sexta-feira (24) após atropelar uma criança…

6 horas ago

Irmãos de Dias Toffoli, moradores de Marília, viram foco da mídia nacional

Casa de um dos irmãos do ministro, na zona oeste de Marília (Foto: Ramon Barbosa…

8 horas ago

This website uses cookies.