As investigações após a apreensão de uma aeronave que transportava cocaína – interceptada pela Força Aérea Brasileira (FAB) na manhã desta terça-feira (9) – serão conduzidas pela Polícia Federal de Marília. Eventuais desdobramentos, como o uso do aparelho em terras de garimpo, poderão ter como destino outra unidade.
A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira (10) pela delegacia local, que ainda trabalha no flagrante. O piloto do avião, um CESSNA-182, fez um pouso forçado em uma plantação de laranja próxima ao distrito de Caporanga, em Santa Cruz do Rio Pardo. Com o impacto, a aeronave ficou destruída.
De acordo com a corporação, o aparelho estava com a matrícula possivelmente clonada, sendo que a aeronave original teria sido destruída pela PF na terra indígena Yanomami, em maio de 2023. A polícia vai apurar agora outras utilizações para o avião, além do crime de tráfico de drogas já revelado.
INTERCEPTAÇÃO
A FAB identificou o avião suspeito ainda na fronteira do Paraguai com o Brasil, na região do Mato Grosso do Sul. Aeronaves A-29 Super Tucano e o avião radar E-99 da FAB foram deslocados para apoio à ocorrência.
No espaço aéreo brasileiro, sem plano de voo, o avião passou a ser monitorado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (Comae) e pela PF, que utilizou o helicóptero da corporação. A FAB determinou o pouso obrigatório da aeronave na cidade de Londrina (PR).
Mas a determinação foi ignorada. Os pilotos militares, então, seguiram o protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro. O piloto foi novamente interrogado, mas não respondeu.
Com a falta de respostas, a aeronave foi interceptada pela FAB ainda no Paraná e o piloto acabou fazendo o pouso forçado, com a pretensão de tentar fuga a pé, na região de Santa Cruz do Rio Pardo.
A carga de aproximadamente meia tonelada de pasta base de cocaína ficou exposta pelo laranjal e o avião destruído, em duas partes.
O suspeito, de 30 anos, ainda tentou fugir pela mata, mas foi localizado pelo helicóptero da PF que acompanhava a ocorrência e preso. Segundo a FAB, a aeronave estava com a matrícula clonada.
O criminoso chegou preso à delegacia da PF, transportado pelo helicóptero da instituição.
“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…
A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…
Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…
Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…
Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…
Sino furtado foi recuperado após intervenção da comunidade (Foto: Divulgação) Dois homens foram presos em…
This website uses cookies.