Viaturas da Polícia Penal e da Polícia Militar no HC em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)
Um incêndio registrado na tarde desta terça-feira (25) deixou ao menos sete internos mortos e outros sete feridos na Penitenciária de Marília. O caso ocorreu no setor de inclusão, área da unidade destinada aos presos recém-chegados, que ainda passam por triagem antes de serem encaminhados às celas definitivas. O número foi confirmado pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) em nota oficial divulgada às 21h14.
Conforme a SAP, o fogo teve início depois que um detento ateou fogo nos próprios pertences. Policiais penais iniciaram o combate às chamas até a chegada do Corpo de Bombeiros e das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que prestaram atendimento no local.
Segundo a secretaria, os sete mortos faleceram por inalação de gases tóxicos produzidos pelo incêndio proposital. Os outros sete feridos seguem sob cuidados médicos, mas não houve divulgação sobre o estado clínico deles.
A reportagem do Marília Notícia recebeu relatos de que poderia haver mais mortos e feridos, mas essas informações não foram confirmadas pelas autoridades estaduais até o momento.
Mais cedo, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HCFamema) informou, em nota, que ativou seu plano de contingência para garantir atendimento seguro aos pacientes encaminhados após o incidente. A unidade também suspendeu, de forma preventiva, a visita noturna desta terça-feira.
Os feridos foram distribuídos entre unidades de saúde da cidade, incluindo o próprio HCFamema, a Santa Casa de Marília, a UPA norte e a UPA sul.
A SAP afirmou ainda que instaurou procedimento para apurar as causas do incêndio e que mantém contato com os familiares das vítimas para prestar os devidos esclarecimentos.
HC ativa plano de contingência
Em nota divulgada na noite desta terça-feira, o HCFamema informou que ativou seu plano de contingência para garantir a continuidade e a segurança dos atendimentos após a chegada dos pacientes provenientes da penitenciária.
O hospital comunicou que “todas as demandas foram absorvidas com agilidade e sem qualquer interrupção ou prejuízo à assistência prestada aos pacientes.”
Como medida preventiva, a visita noturna desta terça-feira foi suspensa. A instituição reforçou ainda que, em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), não divulgará o estado clínico dos pacientes atendidos.
A nota é assinada por Thiago Scolar, chefe do Serviço de Comunicação do HCFamema.
Nota da SAP na íntegra
A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) lamenta profundamente o incêndio ocorrido na tarde desta terça-feira (25), no setor de inclusão da Penitenciária de Marília, após um interno atear fogo em seus pertences.
Os policiais penais realizaram o primeiro combate às chamas até a chegada dos Bombeiros e das equipes do Samu, que prestaram atendimento aos feridos.
Ao todo, sete internos vieram a óbito em decorrência da inalação de gases tóxicos produzidos pelo incêndio proposital. Outros sete seguem sob cuidados médicos.
A SAP instaurou procedimento para apurar o caso e está em contato com as famílias das vítimas para prestar todos os esclarecimentos necessários.
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovou,…
O estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que o Brasil tem grande…
Uma ferramenta de comunicação elaborada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) ajudará agentes públicos e…
Toyota Corolla seguia no sentido do interior à capital (Foto: Mais Tupã) Uma motorista ficou…
Comércio deve receber grande movimentação de clientes em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) O comércio…
Funcionários da empresa terceirizada GF foram recebidos na Secretaria Municipal da Educação (Foto: Divulgação) A…
This website uses cookies.