Tecnologia

iFood demite 355 funcionários e culpa cenário econômico

O iFood é mais um “unicórnio”, startup avaliada em mais de US$ 1 bilhão, a promover demissões em massa. Nesta quarta, 1º, a companhia demitiu 355 pessoas do quadro de 5,1 mil funcionários

Segundo apurou o Estadão, os cortes afetaram diferentes áreas da companhia (algumas equipes foram reduzidas em até 30%). As demissões reforçam um movimento que começou no ano passado. A startup diz que também já havia reduzido as contratações em 50% desde o ano passado.

Em nota, a companhia afirma que o momento econômico pesou na decisão. “O iFood tomou hoje a difícil decisão de descontinuar algumas posições internas, impactando em postos de trabalho de colaboradores, que ajudaram a escrever a nossa história. O atual cenário econômico mundial tem exigido das empresas ações imediatas na busca por novas rotas para enfrentar essas adversidades”, diz a nota.

Os demitidos terão extensão de plano de saúde, auxílio alimentação, suporte para recolocação profissional e doação dos equipamentos de trabalho (computadores e celulares).

O iFood sofreu um revés no começo de fevereiro. O Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) celebrou um Termo de Compromisso de Cessação (TCC) com a empresa para reduzir o número de restaurantes exclusivos na plataforma.

O acordo veda o estabelecimento de compromisso de exclusividade com redes que somem 30 restaurantes ou mais. O órgão argumentou que a medida se justifica porque essas cadeias são consideradas estratégicas na composição do portfólio de marketplaces de delivery online de alimentação.

A exclusividade de restaurantes é um dos fatores apontados para a saída do Brasil do Uber Eats, além de motivar a disputa entre iFood e Rappi.

Empresas de tecnologia vêm sofrendo pressão com a alta dos juros e o cenário inflacionário, que forçam os negócios de startups a se tornar mais eficientes. Segundo levantamento do Estadão, somente no Brasil, cerca de 4 mil demissões em massa foram realizadas entre startups “unicórnios”, entre as quais 99, Loggi, QuintoAndar e Loft.

Agência Estado

Recent Posts

Custódia compartilhada de animais nos casos de dissolução de casamento ou de união estável

Fabiano Del Masso é mestre e doutor em Direito, professor da Unimar e graduando de…

4 horas ago

Cursos gratuitos de qualificação profissional são oferecidos em Marília

A Bracell abriu inscrições para dois cursos gratuitos de qualificação profissional no distrito de Rosália,…

4 horas ago

Maio Amarelo começa em Marília com ações educativas e projeto para alunos

Proposta é reforçar, de forma lúdica, comportamentos seguros no trânsito (Foto: Divulgação) A Prefeitura de…

4 horas ago

Avenida Vicente Ferreira é interditada para obras em galeria pluvial em Marília

A Prefeitura de Marília informou que a Avenida Vicente Ferreira, no cruzamento com a Rua…

4 horas ago

Sesi Marília recebe Mostra Internacional do Cinema Negro com sessões gratuitas em maio

Pegadas da Floresta, dirigido por Vladimir Seixas, está na grade (Foto: Divulgação) O Serviço Social…

4 horas ago

Unimar abre inscrições para quatro especializações em estética com início em maio

Busca por profissionais qualificados tem aumentado (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar) abriu inscrições…

4 horas ago

This website uses cookies.