Marília

Idoso aguarda cirurgia em hospital desde 2015

Idoso aguarda cirurgia desde 2015. (Foto: Divulgação)

O aposentado Américo Bruno Filho, de 63 anos, está internado desde 23 de abril do ano passado – há cerca de um ano e meio. Atualmente, ele aguarda por uma cirurgia de fêmur (mais precisamente uma prótese no quadril) no Hospital São Francisco, que faz parte do Complexo Famema.

O idoso, no entanto, já passou por vários hospitais. O advogado da família, Sérgio Battilani, falou ao Marília Notícia em nome do paciente – que é original de Assis – e de seus familiares.

Bruno Filho sofreu um trauma que provocou a lesão no osso da perna. Desde então chegou a passar por algumas cirurgias, “que aparentemente não deram certo”, mas ele segue esperando um procedimento definitivo.

O idoso mora sozinho em Assis, no entanto, segundo o advogado, vários médicos tentaram dar alta para que o paciente aguarde até o procedimento cirúrgico em casa. “Isso só não aconteceu por força de decisões judiciais”, diz o advogado.

A família quer saber o motivo real da demora pela cirurgia, já que, segundo o relato vários motivos já foram dados para explicar a espera. A princípio, foi informado que ele poderia passar pela nova cirurgia após tratamento com antibiótico.

Após quatro meses de medicação para combater quadro infeccioso, ele seria encaminhado para o procedimento. Passado esse período, agora, segundo o advogado, dizem que ele precisa de fisioterapia para estar pronto para a cirurgia.

A princípio, Bruno Filho estava em um hospital em Assis, mas foi transferido para o Hospital das Clínicas de Marília, referência na região para cuidar de ortopedia.

“Ele chegou e foi colocado nos corredores do hospital, com dor, sem poder andar e ficou algum tempo assim. Alguns dias”, diz o advogado.

“Conseguimos através dos médicos um leito disponível no Hospital da Unimar, na ala do SUS. Ficou lá e anunciaram que iriam dar alta. Queriam colocar ele de volta para casa nessas situações. [O hospital] não tinha convênio do SUS para a cirurgia”.

O advogado entrou com ação judicial na Vara da Fazenda Pública e conseguiu liminar para que o Hospital da Unimar não desse alta até conseguir um leito cirúrgico.

“O hospital se movimentou por meio da central de vagas da Secretaria de Estado da Saúde e conseguiram leito no HC, no prédio principal”, fala o advogado.

Há alguns meses o idoso foi transferido do HC para o Hospital São Francisco. De acordo com o advogado, foi marcada uma perícia médica para que seja investigado o quadro real do paciente.

OUTRO LADO

De acordo com a assessoria de imprensa do complexo Famema, “o relatório da equipe médica confirma que o paciente não tem condição clínica de passar pela cirurgia no momento”.

Ainda segundo o hospital, o idoso atualmente não possui musculatura suficiente para enfrentar uma cirurgia deste porte. “O paciente foi submetido a diversos tratamentos complementares, mas ainda não respondeu”, disse a Famema.

Foto: Divulgação

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Homem é encontrado morto próximo à pista de skate em Marília

Local fica atrás da pista de skate e prédios em revitalização (Foto: Divulgação/Google Street View)…

14 horas ago

Família de jovem morto em rodeio reage com indignação ao adiamento do júri

Moroni Siqueira Rosa atirou na vítima quando ela estava de costas (Foto: Reprodução) Adiado às…

14 horas ago

Crimes sexuais disparam e homicídios dobram em Marília no início de 2026

Dados da SSP indicam agravamento em crimes mais graves (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Dados divulgados…

14 horas ago

Secretaria da Saúde de São Paulo amplia público-alvo da vacinação contra a dengue

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo ampliou, nesta segunda-feira (4), o público-alvo da…

16 horas ago

Fundação Fiocruz oferece curso gratuito sobre bets e saúde mental

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília, em parceria com o Ministério da Saúde, quer qualificar profissionais…

16 horas ago

This website uses cookies.