Um estudo feito pela Consultoria Legislativa do Senado mostra que a imposição de uma idade mínima para aposentadoria por tempo de contribuição impactaria, principalmente, as regiões Sul e Sudeste, mas ajudaria a reduzir a desigualdade de renda no país. Segundo o levantamento, o tipo de benefício tem participação maior nos estados mais ricos e seu valor é mais que o dobro do pago, em média, a aposentados por idade.
A pesquisa mostrou que as aposentadorias por tempo de contribuição respondem por cerca de um quarto dos benefícios pagos em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Paraná, Minas Gerais, Distrito Federal e Espírito Santo têm participação em torno de 15%, próxima da média nacional, de 16,2%. Nos outros estados, esse tipo representa menos de 10%: 7,8% na média do Centro-Oeste, 6,6% no Nordeste e 4,2% no Norte.
Em entrevista à Folha de S. Paulo, Pedro Fernando Nery afirma que ao destinar tantos recursos para a população mais velha, o país gasta menos com os mais jovens – a maioria entre os mais pobres.
Fonte: MSN
Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da 1ª…
As retiradas em contas de poupança ao longo de novembro de 2025 superaram em R$…
Para 3,1 milhões de moradores de favelas brasileiras, a chegada de uma ambulância na porta…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
This website uses cookies.