Superintendente do HBU, Márcia Mesquita Serva, assina documentação para o incremento (Foto: Redes Sociais)
O Hospital Beneficente Unimar (HBU) ampliou sua participação na Alta Complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS), para atendimento a moradores de Marília. A instituição, já conveniada com a Secretaria Municipal da Saúde, terá um incremento de R$ 1.971.000,00 no contrato, com a habilitação de dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral.
A conquista foi confirmada após assinatura de Termo Aditivo, no qual o município se compromete com o repasse do recurso federal. Expectativa é que os novos leitos aumentem a capacidade da instituição para retomada das cirurgias eletivas (agendadas).
Com os 20 leitos de UTI já credenciados no hospital, a capacidade do HBU para atendimento em terapia intensiva vai a 30 vagas, o que representa maior segurança para a população adulta que necessitar desse tipo de cuidado.
Termo aditivo foi assinado pela superintendente do HBU, Márcia Mesquita Serva Reis, e o secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, após reunião na sede da pasta, nesta sexta-feira (25).
Leito de UTI Covid agora passará a ser vaga para UTI Geral pelo SUS no HBU (Foto: Redes Sociais)
LEGADO DA PANDEMIA
Os novos leitos de UTI podem ser considerados um legado da pandemia de Covid-19, que ao longo de 2020 e 2021 exigiu a maior mobilização da rede de saúde da história de Marília.
O HBU foi a principal instituição referência para quem mora na cidade. O hospital foi estratégico em momento de grande número de pacientes graves, com uma doença altamente contagiosa e que, apesar do índice de agravo e mortalidade na casa dos 2%, chegou a acometer milhares de pessoas simultaneamente e já provocou mais de 1.060 mortes.
Com a redução das taxas de internação dos pacientes respiratórios, foi solicitado pela Prefeitura a conversão dos leitos UTI Covid para cuidados intensivos geral. Portaria nº 220/2022 do Ministério da Saúde, com essa finalidade, foi publicada no dia 4 de fevereiro desse ano.
“Agradecemos o HBU por ter aceitado o desafio de ampliar seus serviços para o enfrentamento da pandemia, sendo a primeira referência para Marília durante esses últimos dois anos. A ampliação de leitos é um legado que certamente permitirá a retomada das cirurgias eletivas e também ampliará o acesso da população que precisar de cuidados intensivos hospitalares”, escreveu o secretário da Saúde, em uma rede social.
Prefeitura se comprometeu com o repasse de recursos do Ministério da Saúde (Foto: Redes Sociais)
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.