Brasil e Mundo

Hospitais da capital têm 150 pessoas na fila por leito

A cidade de São Paulo tinha 150 pacientes na fila por leitos de enfermaria e em unidades de terapia intensiva (UTIs) de hospitais públicos – estaduais e municipais, na noite de quarta-feira, 3. Pela manhã, a lista de espera chegou a ter 450 nomes – normalmente são 250 pedidos pela manhã. O secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, diz que vai monitorar a tendência nos próximos dias. A alta de infecções também levou à abertura de mais leitos esta semana.

Conforme a pasta, os números de espera por vaga são dinâmicos e a Central de Regulação de Urgências atua 24 horas por dia para organizar os pedidos de transferência. O sistema de saúde paulistano recebe muitos pacientes vindos de fora da capital. Aparecido estima que 22% dos pacientes não eram residentes em São Paulo. A alta de casos no interior também pressiona os hospitais do Estado.

A Prefeitura diz que abriu na segunda 124 leitos – 100 de UTI e 24 de enfermaria, exclusivos para a covid-19. No Hospital da Brasilândia, na zona norte, 34 leitos de enfermaria foram transformados em UTI. Antes da pandemia, segundo a pasta, a cidade tinha 507 UTIs. No auge da crise sanitária, eram 1.340.

Interior

A Secretaria da Saúde do Estado afirma apoiar eventuais deslocamentos de pacientes entre hospitais ou cidades, quando preciso. Nos últimos sete dias, segundo a pasta, a média foi de 738 regulações do tipo. Cidades como Araraquara, onde houve um lockdown de seis dias, enviam pacientes para outros municípios.

Campinas requisitou o Hospital Metropolitano da cidade e seus equipamentos. A decisão foi publicada no Diário Oficial e anteontem agentes municipais impediram a entrada de funcionários A diretoria da unidade repudiou a ação e pediu na Justiça a reintegração de posse. Em 2020, a unidade teve convênio com a prefeitura para pacientes com covid e, no momento, estava fechada após o fim do acordo.

Agência Estado

Recent Posts

Dani Alonso e Capitão Augusto acompanham construção do futuro AME Marília

Deputados Capitão Augusto e Dani Alonso visitaram obras do AME Marília (Foto: Divulgação) A deputada…

3 horas ago

Projeto da Unimar cria base para plataforma de apoio à exportação de pequenos produtores

Iniciativa integra ensino, pesquisa, extensão e inovação para oferecer soluções voltadas às demandas do setor…

4 horas ago

Unimar leva pesquisa sobre feminicídio à audiência pública na Câmara de Marília

Unimar foi representada pela doutoranda e bolsista do CNPq Mariela Ribeiro Nunes Cardoso (Reprodução: Divulgação)…

4 horas ago

Programa que atua na resistência às drogas forma centenas de crianças e dá premiação

Chegada do mascote, um dos pontos altos do evento (Foto: Divulgação/PM) Celebração, cidadania e prevenção…

4 horas ago

Casa Paulista supera 350 mil famílias atendidas e consolida maior programa habitacional de SP

Pesquisadora Niembo recebeu a chave da casa própria (Foto: Agência SP) O Programa Casa Paulista,…

16 horas ago

Jogo do Brasil contra a Escócia provoca cena incomum em UPA de Marília

Sala de esperada UPA norte ficou praticamente vazia no jogo da seleção (Foto: Alcyr Netto/Marília…

16 horas ago

This website uses cookies.