Marília

Hortas Urbanas começam a mudar o paisagismo em Marília

Ação faz parte de projeto de inclusão socioambiental (Foto: Divulgação)

Através da gestão participativa, Marília vem se destacando em ações que promovem a inclusão socioambiental, ocupando áreas degradadas e ociosas através da implantação de projetos que beneficiam a cidade, cuidando do meio ambiente e da saúde da população.

Uma destas frentes de trabalho é direcionada às hortas urbanas, que promovem a segurança e soberania alimentar e cuidam de áreas públicas degradadas por ações humanas.

Áreas ociosas, antes degradadas pelas queimadas e descartes de lixo, estão sendo ocupadas com hortas urbanas, que beneficiam a população e cuidam do meio ambiente.

Vanderlei Dolce, secretário do Meio Ambiente e Limpeza Pública, lembra que o Poder Público tem a obrigação de manter as suas áreas limpas. Mas, para que isso ocorra de forma satisfatória, a população precisa evitar descartes irregulares e queimadas urbanas, eliminando riscos à saúde e a proliferação de seres nocivos e peçonhentos, como escorpiões, o Aedes aegypti, ratos, baratas, aranhas e outros.

Horta muda paisagismo local (Foto: Divulgação)

“Assim, através destas ações, conscientizamos nossa população sobre a importância em manter as áreas públicas limpas, podendo-se, inclusive, nos procurar para desenvolvermos parcerias que tragam benefícios aos moradores, como estas hortas que geram alimentos aos participantes e melhoram consideravelmente o paisagismo urbano, refletindo diretamente na saúde da nossa população”, diz o secretário.

Thiago Felipe de Campos, coordenador do Projeto Social “Sangue Bom – Terrão da Quebrada”, no Jardim Julieta, conta que o bairro tinha uma imensa área ociosa em nosso bairro, ocupada pelo mato alto e descartes clandestinos de lixo.

Iniciativa é monitorada e coordenada pela administração (Foto: Divulgação)

“Sofríamos com doenças respiratórias e constantemente encontrávamos escorpiões em nossas casas. Assim, passamos a entender que a população tinha parcela de culpa nesta situação, pelo fato de jogar lixo indevidamente nesta área, e para piorar, ateavam fogo nestes materiais. Aos poucos fomos avançando com projetos sociais, iniciando pelo esporte, depois partimos para a prática ambiental, arborizando o espaço e iniciando os cuidados com as nascentes do Ribeirão dos Índios. Agora, com apoio da Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria da Agricultura do município, estamos organizando nossa horta comunitária que será voltada para a sustentabilidade, onde plantaremos sem uso de agrotóxicos, utilizando a compostagem, e toda produção será trocada por óleo de cozinha usado ou materiais de reciclagem, de forma a trabalharmos a educação ambiental dos moradores da nossa região, incentivando-os a colaborar com os cuidados ambientais.”

As ações ambientais são monitoradas e coordenadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, através da Divisão do Meio Ambiente e pela Equipe do Programa Município Verde Azul – Marília.

Carolina Rolta

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

8 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

8 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

8 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

8 horas ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

9 horas ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

9 horas ago

This website uses cookies.