+ Notícias

Homicídios, estupros e latrocínios caem em São Paulo em novembro

São Paulo registra queda nos principais índices criminais em novembro (Foto: Divulgação)

O Estado de São Paulo registrou queda nos homicídios dolosos, latrocínios e estupros em novembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (30) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Segundo a pasta, os homicídios dolosos caíram de 214 para 186 casos, redução de 13%. Já os latrocínios passaram de 16 para 11 ocorrências no período analisado.

No acumulado do ano, entre janeiro e novembro, foram registrados 2.194 homicídios dolosos e 120 latrocínios em todo o estado, o menor patamar dos últimos 25 anos para esse intervalo, de acordo com a SSP.

Os estupros somaram 1.157 registros em novembro, sete casos a menos do que no mesmo mês de 2024. No acumulado de janeiro a novembro, houve redução de 128 ocorrências, com o total passando de 13.483 para 13.355 casos.

Em nota, a delegada Cristiane Braga, coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs), afirmou que a redução está relacionada ao trabalho contínuo da Polícia Civil.

“O combate a crimes de tão elevada gravidade é pauta permanente da Polícia Civil, que tem aprimorado os mecanismos de ação, seja pelo acolhimento das vítimas por equipes especializadas, com atenção contínua à capacitação dos policiais, seja pelo oferecimento de ambientes humanizados nas delegacias, de maneira a acolher e preservar a vítima”, disse.

Em relação aos feminicídios, foram registrados 26 casos em novembro em todo o estado. Somente na capital paulista, ocorreram cinco ocorrências.

Ainda nesta segunda-feira, a Polícia Civil deflagrou a Operação Ano Novo, Vida Nova, com foco na prisão de agressores de mulheres. Segundo a SSP, 233 pessoas foram presas em todo o estado por crimes de violência doméstica e familiar.

“Essa operação tem grande valia e resultado porque, quando nós tiramos de circulação um condenado por crime contra honra, injúria, calúnia ou vias de fato, estamos tirando de circulação um possível autor de um crime mais grave”, afirmou a delegada.

Os roubos também apresentaram queda em novembro, passando de 14.737 para 11.386 ocorrências, redução de 22,95%, conforme a secretaria. Já os furtos diminuíram 5,1%, de 46.304 para 43.911 registros no período.

Ramon Barbosa Franco

Recent Posts

Dino proíbe novas leis que garantam penduricalhos acima do teto

Em uma decisão complementar proferida nesta quinta-feira (19), o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal…

34 minutos ago

Governo autoriza 487 contratações temporárias para Aeronáutica

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou a Aeronáutica a…

44 minutos ago

Fies 2026: pré-seleção da chamada única será divulgada nesta quinta

O Ministério da Educação (MEC) divulga, nesta quinta-feira (19), o resultado da pré-seleção na chamada…

58 minutos ago

Tratorista é preso por tráfico durante busca por joias furtadas em Marília

Drogas, dinheiro e objetos foram apreendidos (Foto: Divulgação) Um tratorista de 32 anos foi preso…

1 hora ago

Plano de medidas prevê até R$ 60 mil para ex-moradores da CDHU em Marília

Prédios foram abandonados após desocupação dos moradores (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia) A Companhia de Desenvolvimento…

2 horas ago

Quatro vítimas de acidente seguem em estado grave na Santa Casa

Quatro vítimas de acidente na BR-153 seguem internadas em estado grave na Santa Casa (Foto:…

2 horas ago

This website uses cookies.