Marília

Homem vence a Covid depois de 90 dias internado

Biasi Marsango recebeu alta nesta terça-feira (24) (Foto: Divulgação)

Após enfrentar um quadro grave de Covid-19, o gerente da Churrascaria Alvorada, Biasi Marsango de 62 anos, surpreendeu a equipe médica ao deixar o hospital na tarde desta terça-feira (24).

O idoso recebeu alta depois de passar 92 dias internado – 70 deles intubado na UTI. Ainda na terapia intensiva, os médicos não viam saída e chegaram a comunicar a família para que esperasse pelo pior. Uma corrente de fé e oração tomou o pensamento de parentes e amigos, e o milagre aconteceu.

Já sem riscos, Marsango vinha se recuperando das sequelas do tratamento na enfermaria do hospital até, finalmente, poder voltar para casa. O esperado retorno veio com festa na porta do hospital. A tarde de ontem foi regada pelo afago da família.

Tudo começou no dia 16 de fevereiro, uma quarta-feira, quando surgiram os primeiros sintomas, tosse seca e cansaço. Quando fez o teste e veio o positivo para Covid, Marsango não se assustou, pois nunca ficou doente. Com uma saúde de ferro, tinha apenas pressão alta.

Sem preocupação, vacinado, o idoso começou a tomar os medicamentos. Porém, com o passar dos dias, perdeu o paladar e não conseguiu mais se alimentar. No dia 20 daquele mês, paciente e família voltaram ao médico, pois já completava dois dias sem comer. “Porém, como havia uma boa saturação e pressão, logo foi liberado, tomando somente um medicamento para melhorar o apetite”, conta Lucas Marsango, um dos filhos.

No dia 22, com muita tosse, o idoso já estava com dificuldade para respirar. A pressão estava baixa [7 por 6] e a saturação em 80%. “Imediatamente foi solicitado internação na enfermaria, para receber auxílio de oxigênio. Por volta das 19h, tive uma ligação de urgência para comparecer ao hospital, porque a situação tinha piorado. Chegando lá, recebi a triste notícia de que tinha a necessidade de intubar”, lembra o jovem.

Família deu início à corrente de oração (Foto: Divulgação)

O choque foi grande em toda a família, que temiam o pior. “Avisamos todos os parentes, inclusive os que residem no Rio Grande do Sul, de onde ele [pai] veio”, diz Lucas.

Marsango foi intubado ainda na UPA da zona Norte, logo depois foi encaminhado ao HC/Famema, onde permaneceu exatos 70 dias na UTI. “Dentro desse período, nos primeiros 15 dias, [o quadro] se manteve estável. Depois foi realizada a traqueostomia para poder realizar o desmame da ventilação mecânica e, finalmente, poder acordar. Graças a Deus foi um sucesso”, comemora o filho.

Apesar do sucesso no desmame, passados 30 dias de UTI, o idoso voltou a apresentar piora no quadro, e chegou a enfrentar três infecções bacterianas hospitalares. O pulmão ficou extremamente comprometido com fibrose. “Me recordo que em uma quinta-feira [26 de março], às 12h, recebi a ligação do médico responsável da UTI para comparecer ao hospital. Chegando lá, recebi a notícia de diagnóstico de falência pulmonar e grande chance de óbito. A chance de sobrevivência era mínima”, recorda.

Família e amigos iam até a frente do hospital todos os dias (Foto: Divulgação)

Apesar da situação crítica, família e amigos não se abateram. Desde o início do ocorrido, foi iniciada uma corrente de oração 24h. Todos os dias, o grupo ia rezar na frente do hospital.

“Foi o que nos manteve de pé até hoje, a nossa oração, a nossa fé em Deus e em Nossa Senhora Aparecida, que sou devoto. Neste momento crítico, então, redobramos nossas orações, com jejum e promessas”, se emociona o filho.

A família chegou a pensar em transferir Marsango por conta própria para um hospital de São Paulo, mas não pôde porque o idoso não resistiria. O custo seria de aproximadamente R$ 400 mil só com a transferência.

“Toda a equipe médica do HC diz que foi um verdadeiro milagre, pois chegou um determinado ponto que não havia mais parâmetros na ventilação mecânica para controlar a respiração. Era um momento que a equipe medica não tinha mais o que fazer, pois os recursos já estavam no limite”, diz Lucas.

Homenagem dos colegas de trabalho ao gerente Biasi Marsango quando já estava internado por causa da doença (Arte: Divulgação)

No último dia 2 de maio, em um verdadeiro milagre, Biasi conseguiu vencer a doença depois de completar 70 dias na UTI. Ele recebeu alta e foi passar por uma reabilitação física e pulmonar. Como estava muito debilitado, magro, sem massa muscular, se alimentando por sonda, com grande ferida nas costas,e dependente 100% de oxigênio ainda, conseguiram transferi-lo direto para a Unidade de Cuidados Prolongados (UCP) na Unimar, onde permaneceu até esta terça-feira (24).

“Gostaria muito de agradecer a todos do HC/Famema, da Unimar, em particular ao doutor Lucas Franceschi, pois foram fundamentais para a recuperação do meu pai”, lembra Lucas.

Gerente da Churrascaria Alvorada há 35 anos, Biasi Marsango é casado, tem dois filhos, duas noras e uma neta. Ele também recebeu apoio do Santuário São Judas Tadeu, igreja em que faz parte.

Marcelo Moriyama

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

1 dia ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

1 dia ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

1 dia ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

1 dia ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

1 dia ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

2 dias ago

This website uses cookies.