Um homem de 66 anos, que não teve a identidade divulgada, morreu após sofrer um mal súbito enquanto fazia atividade física na manhã desta terça-feira (5) no Bosque Municipal, na zona Leste de Marília.
Um policial ambiental acionou apoio pelo 190 e o Samu esteve no local, mas a vítima não resistiu e morreu. O caso seria registrado na Polícia Civil.
Cuidados
O Marília Notícia conversou com a médica de urgência Andreia de Araújo Alencar para esclarecer quais os principais cuidados para que incidentes como este não ocorram durante uma atividade física.
Ela explicou que a prática de exercícios faz bem para a saúde quando é realizada de forma correta, trazendo diversos benefícios e podendo prevenir doenças.
“É fundamental que antes da realização de atividades físicas a pessoa passe por um exame médico. Existem especialistas, como o médico do esporte, mas também pode ser um um clínico geral ou cardiologista, para que sejam feitos exames que orientem que tipo de atividade física o paciente está apto a fazer”, disse Andreia.
Segundo a médica, muitas pessoas têm doenças cardiovasculares, que normalmente são aquelas que podem levar à morte súbita no caso de atividades mais intensas.
Na terceira idade um cuidado maior é necessário, sendo preciso um acompanhamento mais de perto, com indicação e orientação, até mesmo para uma caminhada.
“Principalmente pessoas da terceira idade devem tomar cuidado. As mais jovens podem ter doenças congênitas cardiológicas. Por isso, é necessário, independente da idade, que o atleta passe por um exame médico para ser orientado”, destacou a médica.
“Às vezes, quando o indivíduo inicia qualquer atividade, por exemplo, uma caminhada, ele já começa a apresentar algum sintoma, como dor torácica. Isso já é um sinal que pode ter algo errado. Diante de qualquer sintoma que não seja normal, a pessoa deve parar e procurar atendimento médico para ser avaliado. O paciente pode não evoluir para uma parada cardíaca no primeiro sintoma, mas ele pode estar tendo vários sinais de que isso pode ocorrer mais cedo ou mais tarde”, enfatizou.
Segundo Andreia, cada um tem o seu limite e deve respeitá-lo. “Não é preciso ter medo da atividade física, ela tem que ser realizada, mas com o acompanhamento correto”, afirmou.
Represa Cascata pode ter complexo voltado ao turismo (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília encaminhou…
Sobrado desabou na parte dos fundos (Foto: Divulgação) A forte chuva que atingiu Marília nas…
A Polícia Civil de São Paulo está nas ruas na manhã desta quarta-feira (10) numa…
O Brasil teve pouco mais de 2,38 milhões de nascimentos em 2024. Esse número representa…
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) - indicador utilizado no cálculo do reajuste…
Máquinas estão trabalhando no local para resolver rompimento de adutora (Foto: Divulgação) As fortes chuvas…
This website uses cookies.