A Justiça de Marília condenou o autônomo Helton Lucas Iossaqui Matos a cumprir 16 anos e oito meses de prisão por tentativa de homicídio e corrupção de menor. O crime ocorreu em fevereiro de 2022 e teve como alvo o próprio cunhado, um rapaz de 19 anos na época.
A condenação saiu na noite da última quarta-feira (11), após julgamento no Fórum de Marília. Segundo o processo, Helton Matos, então com 36 anos, e um adolescente armaram uma emboscada no bairro Alto Cafezal contra Lucas Henrique Vieira Ribeiro.
Segundo a denúncia apresentada pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP), o crime foi motivado por um desentendimento entre a vítima e João Gustavo Souza Oliveira, também cunhado de Ribeiro. A discussão envolvia questões relacionadas a drogas e à venda de um veículo.
João Gustavo foi quem arquitetou o crime, conforme a denúncia. Ele teria acionado Helton Lucas e um adolescente, fornecendo as armas e o veículo utilizados na ação. Além disso, foi o responsável por atrair a vítima até a rua Almirante Tamandaré, sob o pretexto de uma conversa para resolver as pendências.
Ao chegar ao local combinado, o homem foi surpreendido pelos executores e acabou sendo atingido por disparos nas costas e na perna. Mesmo ferido, ele sobreviveu ao ataque.
JULGAMENTO
Durante a sessão, o júri popular, por maioria de votos, acolheu a tese do Ministério Público, que enquadrou o réu pelos crimes de tentativa de homicídio qualificado, com as agravantes de motivo torpe, emprego de dissimulação, emboscada e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima, além do crime de corrupção de menor.
A juíza Josiane Patrícia Cabrini Martins Machado, da 1ª Vara Criminal de Marília, fixou a pena em 15 anos, seis meses e 20 dias em regime fechado pela tentativa de homicídio, e mais um ano e dois meses pela corrupção de menor, totalizando 16 anos e oito meses de reclusão.
O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…
Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…
Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…
Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…
Diego tinha 29 anos, quando foi morto (Foto: Divulgação) A Justiça de Marília negou o…
Planejamento urbano é o ponto de equilíbrio desse processo (Foto: Divulgação) Marília inicia 2026 em…
This website uses cookies.