A suposta oportunidade online ‘imperdível’ da compra de um veículo por um site especializado em leilões terminou em prejuízo de R$ 20.265,00 para um morador do Jardim Polyana, da zona oeste de Marília.
A vítima, um homem de 35 anos, informou à Polícia Civil ter identificado o site após pesquisa na internet e entrado em contado com a suposta empresa para obter mais informações com uma mulher identificada como ‘Renata’.
Orientado a ofertar o lance no mesmo site, o homem foi informado que teria sido o arrematante do veículo e recebeu um documento impresso pelo qual fez o pagamento por meio de transferência bancária.
A vítima conta ter recebido “respostas evasivas” após o pagamento e decidido ir até Sumaré (SP), cidade da região de Campinas (SP), a 364 quilômetros de Marília, para tratar pessoalmente com a empresa.
Ao chegar no endereço que constava no contrato, no entanto, disse ter sido informado no local que desconhecidos estariam se passando como leiloeiros e que ele já era o quarto a estar ali pelo mesmo motivo no dia.
O caso foi registrado como estelionato pelo parágrafo 2º do artigo 171 do Código Penal – “induzir a erro por meio de redes sociais, contatos telefônicos ou envio de correio eletrônico fraudulento”. A pena é de 4 a 8 anos de prisão e multa.
CUIDADOS
O uso de páginas falsas ou clonadas de empresas reais é uma das práticas mais comuns entre os crimes digitais. Antes de qualquer negociação ou pagamento é preciso estar atento a alguns detalhes que podem fazer a diferença no seu bolso.
Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…
Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…
Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…
Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Corte de árvores nativas não teve nenhuma autorização de órgão competente (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia…
This website uses cookies.