A Justiça de Ourinhos, em decisão da 1ª Vara Criminal, condenou um homem identificado como Osni Ferreira Mendes a cumprir uma pena de dois anos e qutro meses de prisão, em regime semiaberto, pelo crime de estelionato. Ele conseguiu abrir uma conta usando dados falsos e tirou R$ 182.513,30 da agência local do banco Santander.
A decisão foi proferida pela juíza Raquel Grellet Pereira, em sentença assinada nesta quinta-feira (10). A denúncia narra que o crime ocorreu em novembro de 2020 e foi praticado pessoalmente pelo autor, que acabou identificado durante o inquérito.
“Ele induziu o gerente da instituição a erro, apresentando informações fraudulentas como se fossem verdadeiras”, escreveu a promotoria.
O réu inicialmente não foi localizado para ser citado pessoalmente. Mas depois, ele apareceu e decidiu se defender. O homem confessou o crime, alegando estar em dificuldades financeiras.
Ele disse ainda que teria pagado um intermediário, para obter os dados de outra pessoa, que foram usados na abertura da conta.
A gerencia do banco declarou, conforme o relatório do caso, que não identificou irregularidades nos documentos apresentados na ocasião da abertura da conta, o que acabou permitindo a fraude.
O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) pediu a condenação de Mendes com base em sua confissão e na gravidade do prejuízo causado ao banco. A defesa, por sua vez, argumentou pela aplicação da pena mínima, considerando a confissão como atenuante.
A juíza, porém, considerou a reincidência do estelionatária em crimes anteriores como uma circunstância desfavorável. Por isso, indeferiu o pedido de substituição da pena.
O homem, que atualmente está preso, poderá apelar, mas sem direito a liberdade. O caso chama a atenção para a capacidade da polícia e da Justiça de alcançar golpistas, mesmo com a proliferação de crimes contra instituições bancárias.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.