O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HCFamema) inaugurou, na manhã desta quinta-feira (11), um novo acelerador linear na unidade de Radioterapia. O equipamento promete reduzir a fila de pacientes à espera de tratamento oncológico na cidade e em outras mais de 60 localidades da região.
A entrega contou com a presença do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, ex-governador de São Paulo. O aparelho integra o programa Agora Tem Especialistas, do governo federal, que prevê a ampliação da assistência oncológica e do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).
A cerimônia ocorreu simultaneamente em outras quatro cidades — Itabira (MG), Goiânia (GO), São Luís (MA) e Colatina (ES) — com participação por vídeo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O equipamento havia sido solicitado ao governo federal em 2019, quando a atual secretária municipal da Saúde, Paloma Libânio, ocupava o cargo de superintendente do HC. “O tempo da política é diferente do tempo da necessidade”, afirmou o deputado federal Vinicius Carvalho (Republicanos).
Paloma destacou que o novo acelerador linear deve diminuir a fila de espera na rede municipal. “A gente acredita que, assim que ele começar a funcionar, essa fila vai diminuir porque eram dois, agora vão ser três (na rede pública). Temos em torno de 70 a 80 pacientes aguardando por mês”, disse.
Com a instalação, Marília passa a contar com quatro aceleradores lineares habilitados pelo SUS: dois no HC e um recém-inaugurado na Santa Casa. Outro aparelho, instalado no Hospital Beneficente Unimar (HBU), ainda aguarda habilitação SUS. Segundo o HC, a Radioterapia atende cerca de 60 pacientes por mês.
Durante a visita, a placa de inauguração foi descerrada após a demonstração do equipamento. França não conversou com pacientes no local. O prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) chegou com atraso para a foto oficial, após dedicar parte da visita a cumprimentar pessoas pelos corredores.
Márcio França afirmou que a região oferece condições estruturais para receber o aparelho. “Que venha para cá não só a tecnologia, mas a própria indústria que produz esses equipamentos, que é o sonho de todos nós”, declarou. Para ele, a instalação reforça a capacidade regional do HC.
O prefeito Vinicius Camarinha afirmou que a entrega representa um fortalecimento da articulação política da cidade. “Marília está voltando a ter protagonismo político, se relacionando com o governo federal e com o governo estadual. Equipamento chegando, melhorias vindo para a cidade. É um equipamento de quase R$ 11 milhões que vai agilizar o atendimento oncológico de milhões de pessoas”, afirmou.
O presidente do HCFamema, Tarcísio Adilson Ribeiro Machado, agradeceu ao Ministério da Saúde “por ter atuado diretamente em favor desta instituição, beneficiando as pessoas que dependem dela pelo SUS.”
O HC explicou, por meio da assessoria, que o acelerador linear é o principal equipamento utilizado na radioterapia, emitindo radiação ionizante para tratar diversos tipos de tumores. A tecnologia permite planejamento personalizado, maior precisão e preservação de tecidos saudáveis.
Entre os recursos adicionais estão imagens em tempo real, colimadores avançados, mesa de alta precisão e feixes de maior energia, que possibilitam procedimentos complexos, como radiocirurgias e terapias ablativas de alta dose.
Carla Zambelli foi condenada em definitivo pelo Supremo Tribunal Federal (Foto: Lula Marques/Agência Brasil) A…
A região metropolitana de São Paulo amanheceu nesta quinta-feira (11) com 1,5 milhão de clientes…
Acidente aconteceu no cruzamento entre avenida Pedro de Toledo e rua Mato Grosso (Imagem: Divulgação/Laudo…
A Justiça de Marília marcou para 19 de fevereiro de 2026 a audiência de instrução…
Dinheiro, drogas, arma e munições recolhidas com os suspeitos (Foto: Divulgação/Polícia Civil) A Polícia Civil…
Todas as unidades de saúde de Tupã passaram a oferecer a vacina contra a bronquiolite…
This website uses cookies.