Marília

HC nega dados sobre vacinação de internados por Covid

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC/Famema) tem se recusado a informar à imprensa local o percentual de invernados com Covid-19 que não tomaram as vacinas contra a doença ou que estão com a imunização atrasada/incompleta.

Em nota oficial, a assessoria de imprensa do hospital informa que respeita a legislação nacional e cita de forma vaga “resoluções” do Conselho Regional de Medicina Estado São Paulo (Cremesp), sem detalhar quais, bem como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

“O HC/Famema reserva-se ao direito de informar detalhes sobre internação e/ou estado de saúde do paciente somente a ele e/ou familiares”, diz a entidade em resposta aos questionamentos feitos pelo Marília Notícia.

A questão é que o MN não solicitou informações que possam expor os pacientes, como nome, idade ou endereço, por exemplo. Os dados podem ser facilmente anonimizados ou fornecidos em bloco, de modo geral.

Inúmeros outros veículos de comunicação pelo Brasil têm publicado dados sobre a parcela dos internados que não se vacinaram.

Instituições como a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) alertam sobre o uso distorcido da LGPD como argumento para a falta de transparência relacionada ao Poder Público.

A reportagem do MN também solicitou as mesmas informações à Prefeitura de Marília. A assessoria de imprensa do município afirma que está fazendo o levantamento dos dados solicitados, mas que dificilmente eles devem ser informados nesta semana.

A equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de Marília está desfalcada, com servidores ausentes por força de férias e afastamentos médicos após constatação de sintomas respiratórios.

Cabe à Prefeitura levantar dados sobre os leitos contratados pelo município nos hospitais locais. Já o HC/Famema poderia agregar detalhes sobre internações de pacientes da região, uma vez que é referência para 62 cidades próximas.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Roubo à casa de empresários mira joias e termina com dois presos na região

Dupla armada foge em motocicleta, logo após o crime (Imagem: Divulgação) Dois homens foram presos…

7 horas ago

BC confirma corte da Selic em março, mas manterá juros restritivos

Banco Central sinalizou redução da taxa Selic no próximo mês (Foto: Arquivo/MN) O Banco Central…

8 horas ago

Vinicius volta a parcelar dívida com o Ipremm e débito chega a R$ 1 bilhão

Novo parcelamento de débito previdenciário da Prefeitura com Ipremm tem prazo de pagamento de 25…

8 horas ago

Vereador declara pobreza e é denunciado por falsidade ideológica em Vera Cruz

Vereador Evandro Nereu Gimenez afirmou que não fará acordo e pretende seguir com processo até…

8 horas ago

Ministro propõe força-tarefa para identificar deep fake nas eleições

O ministro do STF, Gilmar Mendes (Foto: Arquivo/MN) O ministro Gilmar Mendes, que atua como…

8 horas ago

Balança comercial reverte resultado positivo e encerra 2025 com déficit

Exportações de Marília tiveram redução em 2025 (Foto: Arquivo/Marília Notícia) O comércio exterior de Marília…

8 horas ago

This website uses cookies.