Governador Geraldo Alckmin anuncia investimentos para o hospital das clínicas. Local: Marília, SP Data: 12/01/2013 Foto: Rafael Lasci/Governo do Estado de SP
Os plantões médicos da noite e madrugada de domingo (17) de dois importantes hospitais da Região, o Hospital das Clínicas de Marília e o Hospital Materno Infantil (HC 2), foram cobertos por um único médico anestesista.
A situação das escalas que não conseguiram ser fechadas adequadamente é especialmente preocupante porque a principal referência para traumas em Marília é o HC.
A situação poderia se complicar na hipótese de chegarem ao mesmo tempo casos de vítimas graves por acidentes e uma ou mais mulheres em trabalho de parto.
Após questionamento, a assessoria de imprensa do HC alegou ao Marília Notícia por meio de nota que “no final de semana havia um médico anestesista para as duas Unidades (HCI e HMI)”, no entanto “não houve nenhuma intercorrência”.
Também foram feitos questionamentos pela reportagem sobre déficit de funcionários no Complexo Famema e no atendimento direto da população nos hospitais.
A reposta foi de que “atualmente foram abertos vários processos seletivos para a contratação de médicos e outros profissionais de saúde”.
A nota diz ainda que a informação pode ser verificada no site da Famema (Processo Seletivo Famar). “Estão autorizadas 179 contratações para a Famema e HC/Famema”.
Entrevista/superintendente
Em entrevista ao MN, a superintendente da autarquia HC/Famema, Paloma Aparecida Libanio Nunes, detalhou a situação. De acordo com ela o problema aconteceu “só no domingo à noite e nós deixamos tudo organizado”.
“O anestesista ficou em um hospital e a ambulância ficou parada para trazer o paciente, porque o centro cirúrgico, os dois [HC e HMI], têm a exatamente a mesma estrutura. A única coisa que a gente ia fazer era transferir o paciente de um hospital para o outro”.
Paloma explica que isso não iria acarretar nenhum problema para o paciente. “Nós já nos organizamos para isso mesmo. O paciente não tem que sair da UPA para o HC 1? A mesma coisa ele ter que sair do HC 1 para operar no HC 2”.
A superintendente disse ainda que está com processo seletivo aberto para anestesista e já existem candidatos.
“Realmente a gente está com uma falta de anestesista. [Mas] na verdade não estávamos com esse problema [até recentemente]. Na semana passada uma anestesista pediu demissão e não cumpriu aviso prévio, então a gente ficou nessa situação”, diz Paloma.
Ela continua comentando que “o problema é que não tinha como remanejar os outros [médicos anestesistas]”, pois “já teriam compromissos”, então a ambulância ficou de prontidão para transferir pacientes.
A superintendente também garantiu que “a cobertura de plantões de final de semana, feriado” é suficiente e feita com “equipe completa”.
“Nós estamos contratando anestesistas para aumentar a cirurgia eletiva. Estamos com a proposta de zerar todas as filas. Estamos contratando para isso”, complementa.
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.