Marília

HC de Marília vai receber quatro novos leitos de UTI para Covid-19

A Secretaria Estadual da Saúde começou o processo para abrir mais 25 leitos de UTI exclusivos para Covid-19, em quatro serviços de referência localizados na região de Marília.

O Marília Notícia já havia adiantando ontem  (15) que o Governo do Estado abriria novos leitos, como resposta à elevada taxa de ocupação das UTIs.

A atual situação gerou o rebaixamento da região para a fase vermelha do Plano SP.

Segundo a pasta, serão ativados quatro leitos de UTI no Hospital das Clínicas de Marília, dez no Hospital Regional de Assis (distante 75 quilômetros), seis no Hospital São Lucas de Garça (distante 35 quilômetros) e cinco na Santa Casa de Paraguaçu Paulista (distante 78 quilômetros).

Todos os hospitais já atuam como referências regionais para atendimento a pacientes com a doença.

Procurado pelo site ontem, o Hospital das Clínicas de Marília chegou a negar uma possível abertura de novos leitos na unidade. Em nota, o HC disse que “no atual momento não dispõe de equipamentos e recursos humanos necessários para abertura de mais leitos de UTI Covid”.

Menos de 24 horas depois o hospital foi desmentido pelo Estado. “A capacidade da Terapia Intensiva do HC Marília passa de 26 para 30”, diz comunicado do governo paulista.

O MN entrou em contato novamente com o HC neste sábado (16). Em nota, o hospital informou que “está se organizando para que até segunda-feira, os quatro leitos estejam em operação”.

“O HC reitera o compromisso de oferecer o nosso melhor para atendimento à saúde da população e não está medindo esforços para que consigamos superar essa pandemia. E ainda, mesmo diante das limitações, está avaliando junto com a SES-SP a possibilidade de abertura de mais leitos UTI Covid”, diz comunicado enviado para o site.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, os seis leitos ativados no Hospital São Lucas de Garça se referem àqueles que já estavam em fase de finalização e não a novas vagas.

O Marília Notícia também questionou o Estado sobre a previsão de data para que os novos leitos comecem a funcionar. Por telefone, a assessoria de imprensa do governo explicou que a implantação começa na próxima semana e deve terminar até o final de janeiro.

“Estamos em constante monitoramento para reforçar a rede hospitalar para enfrentar a pandemia. Diante do cenário epidemiológico da Covid-19 em todo o mundo, decidimos ampliar os leitos de Terapia Intensiva de Marília para continuar garantindo assistência a todos que precisarem”, afirmou o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

Daniela Casale

Recent Posts

Mutirão do SUS realiza 59 cirurgias em Marília

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em visita a Marília (Foto: Divulgação) Marília participou do mutirão…

2 horas ago

Marília tem queda de quase 30% nos acidentes de trabalho

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador orienta trabalhadores (Foto: Divulgação) Marília registrou queda de…

2 horas ago

Marília garante 3ª colocação na Copa Estadual de Futsal Feminino Sub-16

Resultado garantiu uma medalha de bronze inédita para o município (Foto: Christian Cabrini) A equipe…

2 horas ago

Rua Monte Carmelo é liberada após reparos emergenciais no bairro Fragata

Via havia sido interditada durante a madrugada em razão de uma erosão no pavimento (Foto:…

2 horas ago

Unimar é contemplada com seis bolsas do CNPq para mestrado e doutorado

Bolsas são destinadas às atividades do Projeto Amor de Criança (Foto: Divulgação) A Universidade de…

2 horas ago

Ocauçu sedia no fim de semana o 6º Motocross com disputas em 15 categorias

A região recebe no próximo fim de semana a 6ª edição do Motocross Cidade de…

2 horas ago

This website uses cookies.