Notas distribuídas no fim da tarde de ontem à imprensa informam que as diretorias da Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU), da Santa Casa de Misericórdia de Marília, da Maternidade e Gota de Leite decidiram aderir à paralisação dos hospitais filantrópicos e suspender as atividades.
O documento da ABHU comunica que a adesão visa sensibilizar as autoridades sobre a grave crise que enfrentam as instituições de saúde. A paralisação das atividades ocorre nesta terça-feira (19), como forma de quebrar o silêncio em torno da defasagem da tabela Serviço Único de Saúde (SUS).
Diante disso, o Hospital Beneficente Unimar (HBU) vai suspender 50% das cirurgias eletivas que estavam previstas para hoje. Rotineiramente são realizados 20 procedimentos ao dia, mas serão feitos apenas 10.
“Lamentamos que seja preciso chegar a esse ponto, mas diante da falta de sensibilidade em relação aos custos do serviço e a importância do serviço que é prestado à população, decidimos apoiar o movimento”, diz Márcia Mesquita Serva Reis, diretora superintendente da ABHU.
Já Santa Casa informa que mobilizações internas já foram feitas, bem como a busca de apoio político junto a prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais e toda a sociedade.
Na instituição foram remarcados atendimentos no Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal”.
“Quero deixar bem claro que somos favoráveis à valorização dos profissionais da saúde. O que estamos reivindicando é um aumento de recursos do SUS, pois os valores pagos são ínfimos e estão prejudicando sobremaneira os hospitais filantrópicos”, ressalta o provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues.
“Não se trata de greve, mas de uma forma de alertar a sociedade para os sérios problemas financeiros enfrentados pelos hospitais filantrópicos que estão tendo aumentos de custos cada vez mais elevados, enquanto a tabela de pagamento do SUS continua congelada há anos”, completa a presidente da Gota de Leite, Virgínia Maria Pradella Balloni. O Hospital Espírita de Marília (HEM) também apoia a causa.
Uma manifestação – em frente ao Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal” – está prevista para acontecer na manhã desta terça (19).
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.