Marília

Gripe pode ser agravada em pessoas com doenças crônicas

Vacinação segue até o dia 31 de maio; mais de 45 mil doses já aplicadas na cidade.

A Secretaria Municipal da Saúde fez um alerta, nesta quinta-feira (09), para a população de Marília com doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão, obesidade, doenças cardíacas, hepáticas, renais, entre outras. A gripe pode evoluir com agravos e até causar a morte em quem já está com o organismo vulnerável.

A vacina é uma das principais formas de proteção. O município está em plena campanha de vacinação contra a gripe. A proteção é oferecida gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e está disponível na rede básica de Saúde.

Relatório da secretaria municipal indica que, até esta quarta-feira (09), 45.591 pessoas já haviam sido vacinadas, o que representa 52,16% do total esperado. O prazo da campanha termina no dia 31 deste mês.

VACINA PRA QUEM?

O SUS garante a vacina contra a gripe para crianças (seis meses até menores de seis anos), pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, além de policiais civis e militares, bombeiros e integrantes das Forças Armadas.

Também têm direito à dose populações indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão, entre outras) e condições clínicas especiais.

RESULTADO PARCIAL

O “vacinômetro” da saúde municipal aponta que a maior cobertura está entre as mulheres que deram à luz recentemente. Das 367 estimadas, 74,93% já estão vacinadas (275 doses aplicadas). Entre os idosos, 64,08% também já receberam a dose (19.220).

A rede de Marília imunizou 47,51% das crianças (6.858 doses dispensadas), 44,47% das gestantes (994 mulheres vacinadas) e 42,39% dos trabalhadores da Saúde (4.171). Os percentuais de Marília estão acima da média estadual.

Entre as pessoas que têm comorbidades, foram vacinadas 7.539 pacientes, o que corresponde a 41,62% do total imunizado na campanha do ano passado. Já os professores vacinados somam 1.275, ou seja, 44,91% do total que procurou as unidades de saúde em 2018.

As unidades de saúde funcionam das 7h às 17h. Para consultar o local mais próximo, basta acessar o endereço simplificado www.bit.ly/saudemarilia

Amanda Brandão

Recent Posts

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

4 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

4 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

4 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

5 horas ago

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

5 horas ago

Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília

Sino furtado foi recuperado após intervenção da comunidade (Foto: Divulgação) Dois homens foram presos em…

5 horas ago

This website uses cookies.