Vitrine MN

Grande Assis vence licitação e expande transporte gratuito e tecnológico

Ônibus tecnológicos atendendo os passageiros de Assis (Foto: Divulgação)

A empresa Transporte Coletivo Grande Assis continuará à frente do sistema de transporte público gratuito da cidade pelos próximos 12 meses. A decisão foi confirmada após a companhia vencer um pregão eletrônico disputado por 17 empresas dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. A vencedora apresentou a menor proposta, no valor de R$ 4.998.000,00.

O montante ficou cerca de R$ 2,1 milhões abaixo do teto de R$ 7,1 milhões estipulado pela Prefeitura de Assis, o que representa economia de aproximadamente 30% aos cofres públicos. O novo contrato prevê não apenas a manutenção da gratuidade implantada pela administração municipal, mas também a ampliação da frota de ônibus da cidade.

A operação, que atualmente conta com cinco veículos em circulação e um reserva, passará a exigir sete ônibus no total, sendo seis em operação diária e um de reserva. Todos os veículos são equipados com recursos de acessibilidade, ar-condicionado, tecnologia embarcada, sistema de bilhetagem e monitoramento por GPS.

Salto no número de passageiros e aprovação popular

A permanência da empresa em Assis acompanha uma mudança significativa no transporte público local. Segundo o secretário municipal de Planejamento, Obras e Serviços, Leandro Gonçalves Gabrigna, a população aprovou o serviço desde que a companhia assumiu a operação em caráter emergencial, substituindo a antiga frota municipal, que, conforme relatou, estava sucateada e apresentava falhas frequentes.

“Até julho do ano passado, tinha 23 mil passageiros por mês. Hoje são 115 mil passageiros todos os meses. A aceitação é muito grande. O público usa e tem gostado muito de tudo que está sendo oferecido”, afirmou o secretário.

Entre os principais diferenciais apontados por Gabrigna estão os recursos tecnológicos disponibilizados aos usuários, como Wi-Fi gratuito e monitoramento em tempo real da frota. Os ônibus também contam com câmeras de segurança e portas USB para carregamento de celulares.

“Colocaram os ônibus novos, com internet Wi-Fi e ar-condicionado. O aplicativo está funcionando. Você vê o ônibus em tempo real. O usuário acompanha e sabe o exato local em que o ônibus se encontra e a estimativa até o horário que ele vai chegar. Isso deu um crescimento importante aqui no transporte público”, disse.

O contrato firmado por meio da licitação tem vigência inicial de 12 meses e poderá ser renovado anualmente por até 10 anos. A medida garante a continuidade do serviço enquanto o município desenvolve seu planejamento de longo prazo para o setor.

Alcyr Netto

Recent Posts

Céu de inverno vira espetáculo em noite de observação em Lácio

Astrofotógrafo compartilha conhecimentos e encanta crianças em Marília (Foto: Carlos Rodrigues/Marília Notícia) O início oficial…

3 horas ago

Violência doméstica termina com homem morto pela polícia em Marília

Ocorrência teve início nas primeiras horas da manhã (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um homem morreu…

7 horas ago

Mercado eleva projeção de inflação e vê Selic em 14% ao ano em 2026

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA),…

7 horas ago

Alcolumbre mantém PEC 6×1 travada em semana esvaziada no Senado

A tramitação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com a escala 6x1 no Brasil…

8 horas ago

Prefeitura retoma área nos fundos de escola após ação judicial em Marília

Terreno a ser retomado teria ao menos duas construções precárias (Imagem: Google Street View) Uma…

8 horas ago

This website uses cookies.