Marília e região

Governo Vinicius propõe férias parceladas a professores coordenadores

Proposta de Vinicius beneficia professores coordenadores da rede municipal de ensino (Foto: Rodrigo Viudes/Marilia Noticia)

A Câmara Municipal de Marília analisa um projeto de lei, de autoria do prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), que autoriza o parcelamento das férias dos professores coordenadores da rede municipal de ensino. A proposta altera o Estatuto do Magistério Público Municipal.

Pelo texto, as férias desses profissionais poderão ser divididas em dois períodos: obrigatoriamente 20 dias em janeiro, durante o recesso escolar, e o restante até o fim do mesmo ano letivo, mediante requerimento do servidor e de acordo com a necessidade do serviço.

Atualmente, a legislação já permite o fracionamento das férias para diretores e auxiliares de direção, mas não contempla expressamente os professores coordenadores.

Na exposição de motivos encaminhada ao Legislativo, o prefeito argumenta que a medida busca “assegurar maior racionalidade na organização da rede escolar” e valorizar os profissionais da educação. Segundo ele, o projeto “não acarreta aumento de despesas, mas apenas ajusta normas de gestão e funcionamento do Magistério Municipal”.

Substituição de professores

O projeto também propõe a possibilidade de substituição entre professores da Educação Infantil (EMEI) e do Ensino Fundamental (EMEF), desde que sejam atendidas as qualificações exigidas para cada cargo.

A justificativa destaca que a flexibilização permitirá “maior eficiência administrativa e continuidade pedagógica”, especialmente em situações emergenciais.

Outra alteração proposta é a revogação de um trecho da Lei nº 3.200/1986, que trata da designação de diretores para atuar como supervisores escolares. Segundo o projeto, o item em questão — a alínea “b” do inciso I do artigo 35-F — está em desacordo com a estrutura atual da rede municipal e, por isso, deve ser retirado.

De acordo com o Executivo, a proposta é de “indiscutível interesse público e de relevante impacto para a valorização e a adequada organização do trabalho dos profissionais da educação”. O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e, depois, segue para votação em plenário.

Rodrigo Viudes

Recent Posts

Deslizamento em obra da Marfrig deixa quatro mortos em Promissão

Trabalhadores realizavam serviços dentro de uma escavação (Foto: Defesa Civil) Um grave acidente de trabalho…

32 minutos ago

Rompimento de rede pode causar falta d’água no Nova Marília e região

Uma ruptura na rede de abastecimento de água registrada na avenida João Ramalho, em Marília,…

6 horas ago

Campanha mobiliza redes para doação de sangue a jovem ferido em acidente de moto

Família de Victor Nathan recebe solidariedade nas redes e busca garantir transfusões (Foto: Redes Sociais)…

6 horas ago

Prefeitura de Marília divulga gabaritos de processo seletivo para professores

Certame teve 2.697 inscritos para cargos da rede municipal de ensino (Foto: Divulgação) A Prefeitura…

7 horas ago

Marília inicia projeto para orientar arborização correta nas calçadas

Iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Foto: Divulgação) A Prefeitura…

7 horas ago

Filantrópica agradece esforços e ajuda financeira de Dani Alonso e Capitão Augusto

Entidade trabalha com o acolhimento de meninos e meninas (Foto: Divulgação) Os deputados Dani Alonso…

8 horas ago

This website uses cookies.