A Prefeitura de Marília entregou oficialmente, na manhã deste sábado (11), as obras de reforma e melhorias da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona norte, em solenidade que reuniu diversas autoridades. O investimento na revitalização da unidade alcançou R$ 900 mil, destinados à transformação da infraestrutura e do ambiente de atendimento.
As melhorias incluíram a reestruturação da fachada, a instalação de uma nova sala de espera e a aquisição de mobiliário, como macas, cadeiras e outros móveis, com o objetivo de tornar o ambiente mais acolhedor para pacientes e acompanhantes. Antes do descerramento da placa de inauguração, o padre Luiz Eduardo concedeu bênçãos ao prédio, aos profissionais da saúde e a todos que utilizam os serviços da unidade.
Durante seu discurso, o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) afirmou que a principal meta da obra foi garantir mais dignidade à população. Ele destacou o esforço da atual gestão em oferecer respostas rápidas às demandas da cidade.
“O que dá para resolver imediatamente está sendo resolvido. A UPA precisava fazer o planejamento, precisava fazer um projeto executivo, organizar o recurso, precisava executar a obra e entregar. Está aí entregue em nove meses, oito meses e pouco de governo. Outras obras que estavam mais rápidas foram entregues, já entregamos 5 unidades de saúde reformadas”, declarou.
Em coletiva de imprensa após a cerimônia, o prefeito ressaltou que, em apenas 10 meses, a saúde municipal passou a ter uma nova dinâmica, mais próxima da população. Ele também criticou opositores que, segundo ele, dificultam o trabalho da administração.
“O que não dá para ficar fazendo é a politicagem de algumas pessoas aí, que estavam no passado, coniventes com tudo isso. Não se apresentaram em momento nenhum contra o abandono e agora estão atrapalhando quem está trabalhando. Mas tudo bem, vamos gastar energia para resolver o problema da população”, afirmou.
Novos serviços na rede de saúde
Durante o evento, Camarinha comentou também a futura implantação do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e da Policlínica em Marília. “Marília, em breve, ganha um AME e também a Policlínica. AME, que é um mini-hospital, de média complexidade”, afirmou.
Segundo o prefeito, os novos serviços serão essenciais para desafogar os atendimentos nas duas UPAs — norte e sul — além do Hospital das Clínicas, Santa Casa e Hospital da Unimar.
“Vai desafogar um pouco a Unimar, desafoga um pouco o Hospital das Clínicas, desafoga um pouco Santa Casa. Atende rápido a população naquilo que precisa”, completou.
Ao ser questionado sobre como será a reorganização do sistema de saúde com a chegada do AME, Camarinha afirmou que a Secretaria Municipal de Saúde ficará responsável pela reestruturação do fluxo, destacando que o mais importante é abrir “mais uma porta aberta para a saúde”, o que, segundo ele, “com certeza, desafogará as UPAs”.
Especialidades médicas e impacto no atendimento
A diretora-superintendente da Associação Hospital Beneficente Unimar (ABHU), Márcia Mesquita Serva Reis — responsável pela gestão da UPA norte —, reforçou a importância da criação de um centro especializado.
Ela explicou que, atualmente, pacientes com dores recorrentes buscam as UPAs em busca de diagnósticos que exigem avaliação especializada, o que sobrecarrega o serviço.
“O papel da UPA é tratar a dor aguda, né? Eu estou com uma dor, a dor cardíaca, o AVC, esse sim. Agora tem um paciente que ele acaba virando sim uma dor aguda, por quê? Porque não tratou em momento oportuno com a especialista, aquela dor abdominal que às vezes era uma gastrite que você precisava de um gasto clínico para pedir uma endoscopia”, detalhou.
Com o AME, o paciente poderá consultar especialistas e realizar exames necessários, permitindo que as UPAs fiquem dedicadas exclusivamente aos atendimentos de urgência e emergência.
Márcia também destacou que a reforma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) integra um movimento mais amplo para descentralizar e melhorar o atendimento.
“A hora que ele [o prefeito] está reformando os postos de saúde, a população começa a procurar os postos de saúde para demandas simples. Só que as nossas unidades básicas, elas estavam devastadas. Ninguém quer ir num lugar feio”, disse.
Autoridades presentes
A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito Rogério Alexandre da Graça, o Rogerinho, da secretária municipal de Saúde, Dra. Paloma Libânio, e dos secretários municipais.
Também estiveram presentes o presidente da Câmara, vereador Danilo da Saúde, além dos vereadores Professor Galdino, João do Bar, Dr. Elio Ajeka, Delegado Damasceno, Delegada Rossana Camacho, Chico do Açougue e Mauro Cruz.
Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…
Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…
Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…
Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Corte de árvores nativas não teve nenhuma autorização de órgão competente (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia…
This website uses cookies.