O Ministério dos Transportes incluiu no planejamento federal a previsão de publicar, em julho de 2026, o edital da licitação para a duplicação da BR-153 no trecho paulista, entre Ourinhos e Icém, totalizando 321,6 quilômetros.
A estimativa é que o leilão ocorra em outubro do próximo ano, após acordo entre a concessionária Triunfo Transbrasiliana, responsável pelo serviço desde 2014, e o governo federal. A proposta ainda depende de avaliação e aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU).
Segundo a pasta, o plano prevê uma “otimização contratual” da concessão, com perspectiva de geração de 51,6 mil empregos. Entre as intervenções em análise está o projeto do contorno de Marília, cuja construção segue “em revisão”.
O projeto original, apresentado em 2018, prevê 34 quilômetros de pistas duplicadas, além de viadutos e pontes para desviar o tráfego da área urbana. O investimento estimado na época era de R$ 770 milhões, mas o início das obras ainda depende de tratativas entre a concessionária e o ministério.
A duplicação da BR-153 é uma demanda recorrente em Marília. É a única das três rodovias que cortam a cidade — as outras são as estaduais SP-294 e SP-333 — que permanece com pista simples. Usuários relatam com frequência problemas relacionados a buracos mesmo em trecho pedagiado, enquanto a concessionária afirma realizar manutenção regular em toda a extensão sob sua responsabilidade.
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