Brasil e Mundo

Governo Lula prorroga até junho uso das Forças Armadas em portos e aeroportos de RJ e SP

O presidente Lula (PT) prorrogará até 4 de junho a GLO Garantia da Lei e da Ordem) que permite a atuação de militares em portos e aeroportos do Rio de Janeiro e de São Paulo. A decisão deve sair em edição extra do Diário Oficial da União desta sexta-feira (3).

O decreto que autorizou a participação das Forças Armadas no combate aos crimes de tráfico de drogas e armas acabava nesta sexta, por isso o governo anunciou a prorrogação. A decisão foi do presidente.

As GLOs são operações que autorizam militares a atuar com poder de polícia. Ocorrem em situações em que há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública e devem ser feitas em caráter episódico, em área restrita e por tempo limitado.

Os resultados da operação GLO são considerados positivos pelo governo.

Como mostrou a Folha de S.Paulo, mesmo com os dados sendo comemorados por membros do governo, diversas áreas da gestão Lula foram contrárias à prorrogação.

Oficiais-generais da Aeronáutica e da Marinha ouvidos, sob reserva, argumentam que o decreto que estabelece as regras para o funcionamento da Garantia da Lei e da Ordem prevê que o emprego dos militares deve ser “episódico, em área previamente definida e ter a menor duração possível”.

A avaliação é que não cabe às Forças Armadas atuar na segurança pública. Os chefes militares, porém, disseram a interlocutores que mantêm as tropas de prontidão para uma eventual prorrogação da GLO.

Há uma batalha pela paternidade dos resultados das operações. Em alguns casos, a inteligência da PF foi quem conseguiu identificar a presença de drogas em embarcações, mas os méritos são dados à operação militar.

É o que tem acontecido no início deste ano. Para burlar a fiscalização, criminosos têm mudado de técnica para transportar drogas pelos portos. Uma delas envolve colocar a droga nos navios-garagem, cargueiros que transportam veículos e cuja inspeção é mais complicada.

Apesar de ter sido a PF que descobriu a mudança de estratégia dos traficantes, os dados das apreensões são apresentados como fruto da operação de GLO.

Os embates entre a PF e os militares das Forças Armadas começaram ainda na transição do governo Lula, no fim de 2022, quando houve um debate entre auxiliares do presidente eleito sobre quem deveria cuidar do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) e ser o responsável pela segurança presidencial.

O governo do presidente Lula (PT) anunciou no dia 1° de novembro medidas para tentar enfrentar a crise na segurança pública no Rio de Janeiro.

Na ocasião, Lula assinou um decreto para a GLO para que militares da Marinha e da Aeronáutica atuassem em portos e aeroportos na tentativa de combater o crime organizado.

Nas redes sociais à época, o governador Cláudio Castro (PL) elogiou a medida, declarando que o Brasil “deu um importante passo para o enfrentamento da criminalidade em todo o território nacional, com a união entre os estados e o governo federal”.

O QUE FOI FEITO EM QUATRO MESES DE GLO

  • Apreensão de 138 toneladas de drogas, sendo 11 toneladas de cocaína
  • Apreensão de 273 armas, sendo 30 fuzis
  • Prisão de 2.713 pessoas
  • Revista de 630,8 mil veículos e passageiros
  • Fiscalização de 10,8 mil embarcaçõe
  • Vistoria de 15,9 mil cargas
  • Vistoria de 7,8 mil contêineres
  • Inspeção de 526,2 mil bagagens
  • Apreensão de 30,9 mil ativos, em valor estimado de R$ 89,5 milhões

POR CATIA SEABRA, MATHEUS TEIXEIRA E RAQUEL LOPES

Folhapress

Recent Posts

Três Poderes lançam pacto para enfrentamento ao feminicídio no Brasil

O governo federal, o Congresso Nacional e o Poder Judiciário lançam nesta quarta-feira (4) o…

46 minutos ago

Consulta ao Abono Salarial estará disponível a partir de amanhã

Trabalhadores poderão consultar, a partir desta quinta-feira (5), se têm direito ao Abono Salarial em…

58 minutos ago

Brasil deve ter 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028

Mulheres têm maior incidência de câncer na mama, cólon e reto, segundo estimativa nacional (Foto:…

1 hora ago

Homem invade casa, ameaça tatuador, é contido pela vítima e acaba preso pela PM

Recuperação dos objetos foi possível devido a reação da vítima e chegada rápida dos PMs…

2 horas ago

SIG flagra suspeito durante queima de fios de cobre perto de escola em Marília

Material era queimado para separação de metal, visando a venda (Foto: Divulgação/Polícia Civil) A Polícia…

2 horas ago

Projeto veta nomeação em cargos públicos a condenados por violência doméstica

Proposta de vedação à nomeação de condenados por agressão doméstica segue para análise de comissões…

3 horas ago

This website uses cookies.