O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (14) que o governo federal está “completamente seguro” de que o país não precisará retomar o horário de verão neste ano.
Segundo ele, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico tem se reunido mensalmente para avaliar o cenário energético e garantir tanto a segurança do abastecimento quanto a modicidade tarifária, ou seja, a cobrança de tarifas justas à população.
“Chegamos à conclusão que, graças ao planejamento e ao índice de chuvas dos últimos anos, estamos em condição de segurança energética completa e absoluta para este ano”, declarou durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro.
Silveira destacou que o Brasil depende majoritariamente das hidrelétricas, mas que o governo aposta no reforço das térmicas e no armazenamento de energia renovável em baterias para garantir estabilidade ao sistema nos momentos de menor geração.
“A gente vai literalmente armazenar vento”, afirmou, ao explicar que a energia gerada por fontes como solar e eólica, mesmo intermitentes, poderá ser estocada para uso posterior.
O ministro citou ainda episódios de apagões em países da Europa, como Portugal e Espanha, para reforçar que a intermitência das renováveis é um desafio global, mas garantiu que o sistema brasileiro é “robusto e bem planejado”.
Apesar de descartar o horário de verão em 2025, Silveira disse que o governo não hesitaria em adotar a medida caso fosse necessário para garantir o fornecimento de energia à população.
Uma ruptura na rede de abastecimento de água registrada na avenida João Ramalho, em Marília,…
Família de Victor Nathan recebe solidariedade nas redes e busca garantir transfusões (Foto: Redes Sociais)…
Certame teve 2.697 inscritos para cargos da rede municipal de ensino (Foto: Divulgação) A Prefeitura…
Iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Foto: Divulgação) A Prefeitura…
Entidade trabalha com o acolhimento de meninos e meninas (Foto: Divulgação) Os deputados Dani Alonso…
Situação inusitada e perigosa foi registrada na zona norte de Marília (Imagem: Reprodução) Um vídeo…
This website uses cookies.